O governo do Estado deve colocar anúncios nos uniformes de quatro equipes alagoanas que disputam competições nacionais.
A confirmação deverá ser prestada pelo próprio governador Paulo Dantas (MDB), no fim de maio ou início de junho.
Os times beneficiados serão o CRB, que disputa o Campeonato Brasileiro da Série B; o CSA, que foi rebaixado na temporada passada e, agora, disputa a Série C; o ASA, que está na Série D e o CSE, que obteve a classificação para a mesma competição, por meio da colocação no Campeonato Alagoano.
Alagoas não será o primeiro estado a dar apoio financeiro a seus times; em outras regiões – em especial, no Nordeste – o poder público presta o apoio em troca da divulgação da marca via apresentação dos clubes nas transmissões.
Há pelo menos cinco anos, a Série B tem recebido atenção de emissoras de televisão e outras formas de transmissão.
E a partir deste ano, a Série C também receberá mais atenção, como por exemplo, via contratação ou escalação de narradores renomados para comandar as transmissões; indício de que a emissora prestigia a competição.
Há o caso, também, da presença de times tradicionais, de grandes torcidas – e apelo na mídia – nas divisões inferiores.
Exemplo mais claro é o do Santos F.C. (SP), que foi rebaixado na temporada 2023 e, este ano, disputa a Série B do Brasileiro.
Mas, o mesmo caso já se deu com outros grandes clubes que, tendo sido rebaixados, “trouxeram” visibilidade, principalmente para a Série B: Corinthians (SP), Grêmio e Internacional (RS), Vasco, Fluminense e Botafogo (RJ).
Além da apresentação da marca, a publicidade oficial pode, por exemplo, ostentar um convite para visitar o estado ou cidade da qual o clube é proveniente.
Pelo que a reportagem apurou, os valores “vão dar para ajudar” aos clubes – embora não tão volumosos.
Mas, não foi informado o montante, a escala de valores ou se os repasses seriam proporcionais à divisão em que o time está: quanto mais alta, maior o prestígio – nesse caso, o mais beneficiado seria o CRB.
O próprio Estado de Alagoas já recorreu a essa forma de publicidade, bem como a Prefeitura de Maceió.
Mas, no momento, os apoios estavam suspensos e, de acordo com pessoa que acompanha a realidade esportiva, existe a “intenção do governador” de restabelecer todos esses compromissos outrora já bancados pelo poder público estadual.