O governador Paulo Dantas nomeou Areski Damara de Omena Freitas para a presidência do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) e Davi Maia de Vasconcelos Lima para a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral).
Os decretos de nomeação dos novos dirigentes foram publicados no suplemento do Diário Oficial do Estado de terça-feira (11).
O novo diretor-presidente da Emater, o advogado Areski Damara de Omena Freitas Júnior (Kil Freitas), assume a gestão do órgão estadual reforçando o compromisso de levar mais inovação e avanços para a agricultura familiar de Alagoas.
“Queremos avançar em cada recanto desse estado, junto com toda a equipe da Emater. Contando com o apoio do governador Paulo Dantas, faremos um trabalho ainda melhor para ver a agricultura alagoana prosperar”, afirmou.
O ex-diretor-presidente da instituição, Moisés Leandro, assume a Superintendência de Assistência Técnica.
Sobre Kil Freitas
Além de prefeito de União dos Palmares por quatro mandatos, Kil Freitas também foi vice-prefeito, em 2004, e assumiu a prefeitura interinamente em 2008, quando foi reeleito, permanecendo no cargo até 2012.
Em 2016, foi eleito prefeito, mantendo-se no cargo até dezembro de 2024, após sua reeleição.
Como gestor municipal, Kil é reconhecido por iniciativas que levaram melhorias para a educação municipal, pela implementação de programas de assistência social, assim como por participar ativamente de desenvolvimento urbano e social da cidade.
Davi Maia
Formado em Gestão Pública pela Faculdade do Norte do Paraná (Unopar), o novo diretor-presidente do Ideral exerceu o cargo de secretário de Meio Ambiente e de superintendente de Limpeza Urbana de Maceió. Como deputado estadual de 2019 a 2022.
No parlamento alagoano, sua principal plataforma foi o desenvolvimento sustentável.
Davi Maia foi assessor especial do gabinete da Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, em Brasília; subcoordenador do Programa de Reconstrução do Estado de Alagoas pelo gabinete da Vice-Governadoria e consultor de contratos e convênios pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Também foi secretário de Meio Ambiente e superintendente de Limpeza Urbana de Maceió na gestão do prefeito Rui Palmeira e responsável pela construção de mais de 25 praças e espaços públicos.
Na administração municipal foi um dos principais responsáveis pela implantação da coleta seletiva porta a porta na capital alagoana. Um processo pioneiro que hoje é referência em todo o país.
Já são 18 mil residências atendidas, gerando renda para centenas de famílias.
Davi Maia faz parte do Renova Brasil e do Movimento Livre. Em seu primeiro mandato como deputado estadual, foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Alagoas; membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Comissão de Legislação Participativa e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação.
Fábia Assumpção / Agência Alagoas, com assessorias