A Rede Globo divulgou comunicado oficializando a mudança na retransmissora, em Alagoas, do sinal de TV aberta mais cobiçado no país.
Subscrito pelo setor responsável pela interação com a sociedade, a Comunicação Globo, a nota é taxativa a partir do título: “TV Asa Branca é a nova afiliada da Globo para o estado de Alagoas”.
Em dois parágrafos e quatro períodos, a comunicação da emissora carioca consolida, de sua parte, o que a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, oficializou, em caráter jurídico, a partir do início da noite – por volta de 20h a 20h30 – da última sexta-feira (26): a integrante alagoana do grupo homônimo, e afiliada Globo com sede em Caruaru, Agreste pernambucano, assumirá as funções para as quais já tinha sido escolhida pela Rede carioca para Alagoas.
“A partir de hoje, a nova afiliada da Globo para o estado de Alagoas é a TV Asa Branca”, diz o primeiro trecho da nota.
E acrescenta:
“A TV Gazeta de Alagoas não vai mais retransmitir o sinal da TV Globo em função do encerramento da relação contratual existente entre ambas”.
A decisão do ministro Barroso pôs fim a um embate jurídico de pelo menos dois anos, com esse objetivo.
No fim da noite da sexta (26) e início da madrugada do sábado (27), as primeiras imagens da nova geradora do sinal local passaram a ser exibidas, bem como a nova afiliada fez publicar, em perfil em rede social, imagens da cartazes eletrônicos (banners) com a marca da TV Asa Branca associada às mais conhecidas paisagens e cenários turísticos de Maceió.
Prossegue a nota da Globo:
“A nova emissora garantirá a continuidade na entrega de conteúdo e serviços à população local”.
E enfatiza:
“Essa mudança reforça o compromisso da Globo em manter uma rede de afiliadas sólida, alinhada com os padrões de qualidade e cobertura que caracterizam sua atuação em todo o país, beneficiando o público e fortalecendo a presença da Globo no estado alagoano”.
Para encerrar:
“Comunicação Globo, Rio de Janeiro, 27 de setembro de 2025”