O primeiro dia do 30° Festival de Bumba-Meu-Boi, celebração cultural que faz parte do calendário da cidade, foi marcado por grandes apresentações.
Após a polêmica da falta de apoio, da parte do município, as duas esferas do poder público – Estado e Prefeitura – se uniram para realizar o evento.
O secretário da Semce, Dr. Cleber Costa, destacou a democratização do evento, que se encerra neste domingo (17), na Praça Multieventos, iniciando às 17h e encerrando às 22h.
“Este ano, 30 grupos estarão participando, sem distinção de categorias e a premiação será dos três melhores de cada noite”, contou o secretário.
O secretário de Cultura explicou ainda que o Festival Bumba-Meu-Boi de Maceió está contando com uma estrutura completa, incluindo balé e outros elementos tradicionais.
O torcedor do Boi Cão de Raça, Jonathan da Silva, compartilhou sua emoção em prestigiar mais uma edição. “A importância do evento é muito grande, pra mim, que é uma satisfação imensa, estar sempre por aqui com pessoas que enaltecem trazendo a cultura para a gente, uma cultura imensa e tudo que acontece durante o festival é lindo demais. Sair de outro lugar para ver essas manifestações culturais aqui é muito bonito de ver.”
O diretor do grupo Boi Jaguar, André David, também deixou suas palavras de agradecimento. “Estamos aqui no trigésimo festival Bumba meu boi, estamos aqui para abrilhantar o festival, mostrando aqui a cultura e o quanto que é bonito o bumba-meu-boi e vamos fazer um belo espetáculo para toda a população”, disse.
O presidente da Liga do Bumba-Meu-Boi de Maceió, Allan Vitor dos Santos, ressaltou o empenho da Prefeitura de Maceió por ter tornado o evento possível.
“O Festival do Bumba-Meu-Boi aconteceu graças a Deus. A estrutura foi montada, tudo organizado. A Praça Multieventos ficou pequena para a quantidade de pessoas que estiveram lá nessa primeira noite. Agradecemos à Prefeitura de Maceió por ter tornado tudo isso possível. O Festival ficou lindo, completo, com tudo”, destacou Allan Vitor dos Santos, expressando a sua felicidade por ter oferecido ao público o melhor Festival de Bumba-Meu-Boi da atualidade.