EUA e Reino Unido atacam o Iêmen

Ação agrava guerra no Oriente Médio; em resposta, Iêmen lançou um ataque massivo de mísseis
Imagem capturada a partir da ponte do HMS Diamond disparando mísseis no Mar Vermelho. (Foto: reprodução/Ministério da Defesa do Reino Unido/Divulgação via REUTERS)

Estados Unidos e Reino Unido lançaram uma operação militar contra as posições do movimento rebelde Ansar Allah, também conhecido como Houthis, no Iêmen, informou a emissora Al Arabiya nesta sexta-feira (11), citando fontes.

As fontes disseram à emissora que um ataque aéreo foi realizado nos arredores do Porto de Hudaydah, acrescentando que cinco ataques aéreos atingiram posições Houthis a leste da cidade de Al Hudaydah.

Em novembro do ano passado, os Houthis prometeram que continuariam a impedir a passagem no Mar Vermelho e no Mar Arábico de navios ligados a empresas israelenses ou com destino a Israel até que o massacre do povo palestino cometido pelo regime de Israel termine.

Em dezembro, os EUA lançaram o que chamam de ‘Operação Guardião da Prosperidade’, mobilização internacional para proteger navios comerciais no Mar Vermelho dos ataques do movimento Houthi.

Reino Unido, Bahrein, Canadá, França, Itália, Países Baixos, Noruega, Seicheles, Espanha e Itália participam da operação.

Na quinta-feira, o Comando Central dos EUA disse em um comunicado que os Houthis atacaram navios comerciais no Mar Vermelho 27 vezes desde 19 de novembro, quando os rebeldes iemenitas anunciaram seus planos de impedir a passagem no Mar Vermelho e no Mar Arábico de navios ligados a empresas israelenses ou com destino a Israel.

Leia também