O presidente do diretório do PT na capital, Marcelo Nascimento, usou as redes sociais para anunciar a convocação de ato público para marcar a passagem do primeiro ano pós 8 de janeiro.
“No início do ano passado, em 8 de janeiro de 2023, testemunhamos um dos episódios mais lamentáveis da nossa democracia”, escreveu o dirigente petista, em perfil em rede social, na qual fez a convocação.
A atividade, que em caráter nacional já foi convocada pelo presidente Lula e o Congresso anunciou que será na sede do Legislativo do país, também ocorrerá de forma simultânea em outras regiões do país.
“Grupos extremistas, que ignoraram a vontade do povo expressa nas urnas ao eleger um governo popular de trabalhador para trabalhadores, invadiram Brasília insatisfeitos e tentaram desestabilizar as instituições, destruir o patrimônio público e derrubar o governo legitimamente eleito”, acrescentou Nascimento.
“Não podemos esquecer esse dia nem permitir que se repita”, acrescentou.
O objetivo dos idealizadores do evento para marcar a data – a exemplo do presidente Lula – é exatamente este: fazer com que os ataques golpistas não caiam no esquecimento e reafirmar a maior condição de amadurecimento da democracia brasileira ao rechaçar o golpismo.
Ainda não vivemos uma maturidade democrática, é certo.
Mas, a plenitude institucional brasileira caminha para isso.
Como, aliás, demonstrou a reação aos ataques de 8 de janeiro, o rigor com que a intenção golpista foi abafada e se aplicou a lei contra quem o perpetrou – daí mais um motivo para se marcar a data.
“Em Maceió, Dia 8/1 às 15 horas no antigo Produban, vamos nos manifestar nas redes e nas ruas e mostrar que a força do trabalhador é o maior valor da democracia!”, conclui o presidente do PT de Maceió, ao fazer a convocação.