Elefante-marinho encalha na Praia de Antunes, em Maragogi

Biólogos dizem que não é comum aparecer espécimes do animal no Brasil; quando maré subiu novamente, mamífero conseguiu nadar para mar aberto
Elefante-marinho é encontrado na Praia de Antunes; particularidade é que, segundo biólogos, não é comum o aparecimento desse tipo de animal sequer na costa brasileira. (Foto: reprodução / arquivo pessoal)

Um elefante-marinho, mamífero da espécie Mirounga Leonina, encalhou na manhã desta quinta-feira (09) na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.

Segundo biólogos do Instituto Biota, que monitora a vida marinha na costa alagoana, não é comum o aparecimento desse tipo de animal no Brasil.

A presença do animal atraiu a atenção de pessoas que passavam pela praia, um dos principais destinos turísticos do estado.

Não há informações sobre como o animal veio parar nessa região nem o estado de saúde dele.

De acordo com Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, antes que a equipe chegasse ao local, a maré subiu e o animal conseguiu nadar para mar aberto.

“Pelos relatos, ele teria voltado para o mar aberto após se assustar com a presença das pessoas no local”, disse Stefanis.

Testemunhas registraram em vídeo o momento em que o elefante-marinho aproveita a maré e se encaminha até um ponto da praia em que consegue nadar.

O presidente do Biota acredita que o animal estava perdido e se deixou levar pelas correntes marinhas até a costa alagoana.

“Tudo indica que se perdeu através das correntes marítimas, porque não é nem um pouco comum um animal como esse no Brasil”, afirmou Stefanis.

Lucas Melo* — G1/AL

Leia também