Dois adolescentes são salvos de afogamento na Praia do Francês

Vítimas foram surpreendidas por uma corrente de retorno instantânea; corporação montou operação destinada ao período de férias e dá orientações
Guarda-vidas em ação no local do acidente: número de afogamentos aumenta durante a alta temporada; por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, com o objetivo de garantir a segurança durante a alta temporada, lançou a Operação Verão 2025, que vai até o próximo dia 5 de março. (Foto: reprodução / ASCOM – CBM / AL)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou no salvamento de dois adolescentes vítimas de afogamento.

As vítimas se afogaram enquanto nadavam na praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, no litoral Sul de Alagoas.

A ocorrência foi registrada na tarde da última quarta-feira (1º).

Segundo a guarnição que atuou no resgate, os adolescentes, ambos de 13 anos, estavam no mar quando foram surpreendidos por uma corrente de retorno instantânea.

De forma rápida e eficaz, uma equipe composta por quatro guarda-vidas do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA) avistou a situação de risco e atendeu à ocorrência.

Com o auxílio de técnicas adequadas e equipamentos de salvamento, os guarda-vidas conseguiram retirar as vítimas do mar em segurança.

Após receberem atendimento pré-hospitalar, ambos foram liberados no local, sem maiores danos à saúde.

Vale destacar que, devido ao aumento no número de casos de afogamentos com a chegada do verão, o CBMAL conta com o auxílio de drones para monitorar possíveis riscos e prevenir afogamentos na praia do Francês.

Essa medida integra a implementação de tecnologia para aumentar a eficiência do serviço da corporação, garantindo ainda mais segurança para banhistas e turistas que frequentam as praias alagoanas.

O que fazer em casos de afogamento?

Em caso de afogamento, é essencial chamar imediatamente os guarda-vidas que estão sempre a postos nas praias ou ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Nessas situações, mantenha a calma e evite lutar contra a corrente para prevenir cansaço desnecessário.

Correntes de retorno

Em vez de tentar nadar diretamente em direção à praia, a orientação é nadar paralelamente ou em diagonal, o que ajuda a sair da corrente e alcançar águas mais calmas.

As correntes de retorno são um risco real para banhistas e uma das principais causas de afogamento nas praias brasileiras.

Elas são geradas pelo acúmulo de água na parte rasa devido à ação do vento e das ondas.

Para evitar afogamentos, recomenda-se nadar em praias sinalizadas e com a presença de guarda-vidas. Sempre observe se há sinalização indicando alerta ou perigo.

Operação Verão 2025

Para garantir a segurança durante a alta temporada, o CBMAL lançou a Operação Verão 2025, que teve início em 1º de dezembro e vai até 5 de março.

Durante esse período, haverá reforço no efetivo, viaturas e equipamentos, além da ampliação dos postos de guarda-vidas, tanto na capital quanto no interior.

As ações buscam intensificar a prevenção e oferecer maior agilidade em resgates, respondendo ao aumento no fluxo de turistas e moradores em praias, rodovias e outros locais do estado.

A expansão e reestruturação dos postos de guarda-vidas, incluídas no planejamento do CBMAL, são cruciais diante do aumento de incidentes em períodos de altas temperaturas e baixa umidade.

Essas condições não só favorecem incêndios que ameaçam ecossistemas e recursos naturais, mas também elevam o risco de acidentes envolvendo banhistas.

Alessandra Lima* — ASCOM / CBM – AL

Leia também