No Aeroporto do Porto, um episódio de xenofobia foi registrado e chegou às autoridades brasileiras. Uma mulher brasileira, também cidadã italiana, foi insultada por uma portuguesa que a chamou de “porca” e pediu que ela deixasse o país europeu.
O incidente, capturado em vídeo, levou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a comentar o caso nesta terça-feira (7), criticando a ideia de que a liberdade de expressão poderia ser usada como justificativa para insultos e ameaças.
Durante uma aula magna aos alunos do Bolsa-Formação, do Pronasci 2, o ministro não poupou ironia ao abordar o comentário da agressora portuguesa. “Ela diz assim no vídeo: ‘Vocês estão invadindo Portugal’. Bom, se for isso, nós temos direito por reciprocidade, porque em 1500 eles invadiram o Brasil. Concordo até que repatriem os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite,” afirmou Dino, conforme citado pelo portal UOL.
Houve um forte aumento das denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal, que saltou 505% entre 2017 e 2021, segundo a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial. A agressora, ao dirigir-se à brasileira, não somente a insultou como também exaltou sua “portuguesidade”, exigindo que a vítima “voltasse para sua terra”.