Dia do Planeta Vermelho: 28 de novembro

Além da razão disso, a data é oportunidade para desfazer escrita sobre o planeta vermelho: o Monte Olimpus não é a mais alta montanha do Sistema Solar
Imagem mais conhecida do Planeta Vermelho, com uma de suas marcas geológicas: a formação conhecida por Valles Marineris (Vales de Mariner em latim, nome dado em referência ao orbitador de Marte Mariner 9 de 1971–72, que o descobriu) – só não maior que a Dorsal meso-atlântica. (Foto: reprodução)

Este dia celebra o lançamento da nave espacial Mariner 4, responsável pela recepção e pelo envio das primeiras fotografias da superfície marciana para a Terra, em 28 de novembro de 1964.

Apesar de ser a quarta série de naves espaciais lançadas para sondar o planeta vermelho, foi a primeira série a fazer uma aproximação bem-sucedida.

Características de Marte

Marte é conhecido como o “Planeta Vermelho” devido à sua superfície avermelhada que deriva do alto nível de óxido de ferro (em nosso planeta essa substância nada mais é do que ferrugem).

Batizado pela ciência com o nome do deus romano da guerra, Marte é o quarto planeta a partir do Sol e o segundo menor no Sistema Solar – menor que ele, apenas Mercúrio.

Marte tem cerca de metade do diâmetro da Terra; é um planeta menos denso do que a Terra, mas, se assemelha à nossa casa no universo em vários aspetos.

Este planeta, que pode ser observado sem a ajuda de telescópio, tem sido o mais estudado por haver indícios de já ter tido água.

Assim, as agências espaciais estudam a possibilidade da colonização do planeta pela humanidade.

Monte Olimpus

A data é um gancho bom para desfazer mais uma das escritas sobre nosso sistema planetário: ao contrário do que se pensava até agora, não é mais o Monte Olimpus, no planeta vermelho, a mais alta montanha entre os corpos que orbitam o Sol.

Este continuará ostentando a condição de maior vulcão, mas, a maior montanha é outra – e com algumas peculiaridades.

Para começar, não está num planeta, mas, num asteroide, e não se constitui em algo que se projeta de uma superfície para o alto – e, sim, o contrário: é uma cratera.

A maior montanha do Sistema Solar é a cratera Rheasilvia do asteroide 4 Vesta, com seus 22 km de altura a partir de sua base.

A altura é equivalente à do vulcão Monte Olimpo, em Marte, que tem cerca de 21,2 km de altura e é considerado o maior vulcão do sistema solar12 – mas, é 800 metros mais baixo.

Nos planetas maiores, não existem essas formações rochosas porque esses são gasosos.

No planeta Terra, a montanha mais alta em relação ao nível do mar é o Monte Everest, com seus 8.848 metros.

Porém, existem outros critérios para medir a altura das montanhas, como a distância da base até o cume, a distância do centro da Terra ou a proximidade do espaço.

Dependendo desses critérios, outras montanhas podem ser consideradas as mais altas da Terra, como o vulcão Mauna Kea, no Havaí; o Monte Chimborazo, nos Andes equatorianos, ou o Dhaulagiri, na cordilheira dos Himalaias.

Com IA

Leia também