Deputado dá um tapa em colega durante sessão solene de promulgação da reforma tributária no Congresso

Washington Quaquá (PT–RJ) fazia live no plenário, começou a discutir com Messias Donato (Republicanos–ES) e desferiu o golpe
Momento em que Quaquá agride o colega Messias Donato no plenário da Câmara. (Foto: reprodução)

O deputado Washington Quaquá (PT-RJ) agrediu com um tapa o também deputado Messias Donato (Republicanos-ES) durante a sessão solene de promulgação da reforma tributária no plenário da Câmara. A sessão era conjunta de deputados e senadores.

A agressão ocorreu em um momento em que os dois discutiam. Quaquá captava imagens, com seu celular, no plenário. Parlamentares governistas entoavam o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava na sessão solene. Oposicionistas, por outro lado, gritavam contra Lula.

No meio da confusão, Quaquá ainda solta uma ofensa homofóbica, mas não fica bem claro a quem ele se dirigiu.

Em nota enviada por sua assessoria, Quaquá disse que reagiu a ofensas que estavam sendo proferidas contra Lula.

“Em relação ao incidente ocorrido, esclareço que minha reação foi desencadeada por uma agressão anterior. O deputado proferia ofensas contra o presidente da República quando liguei a câmera do celular com a intenção de produzir prova para um processo. Fui então empurrado, e tive o braço segurado para evitar a filmagem. Nunca utilizo a violência como método, mas não tolero agressões verbais ou físicas da ultra-direita, e sempre reagirei para me defender. Bateu, levou”, afirmou o deputado.

A assessoria de Donato disse que vai enviar nota.

Beatriz Borges, Alexandro Martello, Nathalia Sarmento, G1 — Brasília

Leia também