Deputada Rose Davino convoca comissões para debater políticas públicas de prevenção ao suicídio

Três comissões têm natureza institucional já voltada para temas assim: da Saúde e Seguridade Social e a Comissão da Criança, Adolescente, Família e Direitos da Mulher
Deputada, ao citar a importância de se debater o tema, em particular no mês dedicado às discussões: "é necessário que haja um trabalho grande, tanto de prevenção como de promoção da saúde mental, para prevenção e posvenção ao suicídio”. (Foto: reprodução / ALE)

A deputada Rose Davino (PP) lembrou aos colegas de plenário a chegada do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A parlamentar aproveitou a oportunidade para convocar as comissões da Saúde e Seguridade Social e a Comissão da Criança, Adolescente, Família e Direitos da Mulher para discutir sobre o tema.

Em Alagoas, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), durante os meses de janeiro a agosto de 2024 foram registradas 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos.

Em todo o ano passado, o Estado contabilizou 2.581 tentativas de suicídio e 154 óbitos.

Já em 2022, foram notificados 2.214 tentativas e 193 óbitos por suicídio.

“É necessário que haja um trabalho grande, tanto de prevenção como de promoção da saúde mental, para prevenção e posvenção ao suicídio”.

“Por isso, vamos trabalhar em cima dessa pauta para elaborar políticas públicas”, concluiu a deputada.

Leia também