Passadas as festas de fim de ano, a primeira semana “de verdade” de 2024 (é a primeira na qual os sete dias são neste ano) chega com algumas datas importantes para alguns grupos e também tem celebrações à carreira de alguns artistas.
Já no dia 7 de janeiro, há o Dia do Leitor, uma homenagem àqueles que encontram nas páginas dos livros uma fonte constante de conhecimento e entretenimento. Matérias da EBC já falaram da celebração em algumas oportunidades.
O dia 7 de janeiro também é o Dia da Liberdade de Culto. A data serve para reafirmar o direito das pessoas de escolherem e manifestarem a fé de maneira livre.
O dia 8 de janeiro é marcado pelo Dia Nacional do Fotógrafo. No mesmo dia em que os ataques aos Três Poderes, em Brasília, completam um ano, a data é um momento para o reconhecimento e valorização destes profissionais que, inclusive, retrataram o episódio.
No Brasil, o dia 9 de janeiro é o Dia do Astronauta. A data relembra a Missão Centenário realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em 2006, que levou Marcos Pontes ao espaço. Nesta matéria da Radioagência Nacional do ano passado, o astronauta brasileiro falou sobre a data.
Para fechar as datas comemorativas da semana, temos o Dia Internacional do Obrigado. Trata-se de uma chance para reconhecer e agradecer às pessoas próximas e ao que temos na vida. No ano passado, a Radioagência Nacional também fez um conteúdo sobre o assunto.
Aniversários e nascimentos
Quando falamos de figuras célebres, a semana tem no dia 9 de janeiro, o aniversário de 80 anos do guitarrista da banda Led Zeppelin, Jimmy Page. O ícone do rock já foi tema de um Momento Três, da Rádio MEC, (junto com mais duas pessoas que nasceram neste dia: Joan Baez e João Cabral de Melo Neto) em 2015.
Outra figura icônica que é destaque na semana é a do compositor fluminense Lamartine Babo. No dia 10, o nascimento dele completa 120 anos. Autor dos hinos dos clubes do Rio de Janeiro e de várias marchinhas de sucesso, ele teve a sua trajetória contada no Todas as Vozes , da Rádio MEC, em 2014.
Para fechar a semana, há dois aniversários de figuras marcantes na dramaturgia. No dia 11 de janeiro, a atriz brasiliense Patrícia Pillar completa 60 anos. Já no dia 12, o humorista mexicano Carlos Villagrán, conhecido como o personagem Quico na série Chaves, completa 80 anos.
Edgard Matsuki – Repórter da Radioagência Nacional – Brasília; edição: Beatriz Arcoverde