Conta “Gov.br” fora do ar? Usuários relatam quedas nesta terça (22)

Entre os alvos de queixas está o acesso a sistemas como o e-CAC e a Página do Participante do Enem 2024
Página de login permanece inacessível na manhã desta terça-feira (22); queixas estão por em todo país, mas com destaque para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). (Foto reprodução / captura de tela / Bruno De Blasi / Canaltech)

A conta Gov.br apresentou problemas na manhã desta terça-feira (22).

De acordo com relatos publicados em redes sociais, como o X (ex-Twitter) e no Downdetector, o sistema de login da conta para acessar recursos governamentais se encontra inacessível.

O caso também foi confirmado em testes realizados pelo Canaltech (responsável por esta reportagem).

Os relatos de problemas na plataforma começaram a ser levados ao Downdetector por volta de 9h30 e alcançaram o pico às 11h.

O principal alvo das queixas gira em torno do sistema de login, que é usado para acessar diversos sistemas, como o e-CAC e a Página do Participante do Enem 2024.

O mapa de calor da ferramenta para notificar instabilidade em sites e apps mostra que as queixas se concentram em todo país, com destaque para Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

Em um experimento realizado pela reportagem por volta de 11h30, o portal Gov.br funcionou normalmente. No entanto, ao acessar a página para fazer login com a conta governamental, o navegador retornou o erro “Não é possível acessar esse site”.

Em alguns casos, o site permaneceu carregando incessantemente em uma página totalmente branca.

Já o Google Trends, plataforma que mostra tendências do buscador, mostra que os seguintes termos tiveram um aumento repentino de interesse nas últimas horas: “site gov fora do ar”, “não consigo acessar o gov.br”, “portal assinatura gov.br” e “gov.br fora do hoje 2024”.

O que diz o ministério?

O Canaltech procurou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mas não obteve retorno até o momento da publicação.

Bruno De Blasi — Canaltech

Leia também