O ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen, participa, nesta terça-feira (3), de programação em Maceió que inclui atividades acadêmicas, um seminário e visita às instalações de unidade fabril de nacionalidade chinesa, em atividade em Alagoas.
“A China é o principal parceiro comercial do Brasil, é um país riquíssimo culturalmente e tem muito a nos ensinar sobre o combate à miséria e desenvolvimento”, diz o deputado Ronaldo Medeiros (PT), autor do convite para a vinda do integrante da representação diplomática do gigante asiático a Alagoas.
Uma das atividades da agenda de trabalho da visita é o seminário “Relações Brasil-China e as Parcerias com o governo brasileiro”.
O evento será realizado no dia 3 de dezembro (terça-feira), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), localizado na Rua Comendador Palmeira, 502 – Farol, em Maceió.
“A visita do ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil é uma oportunidade única para compreendermos melhor a história e culturas chinesas e os desafios que eles enfrentaram para chegar aonde estão”, comenta Ronaldo Medeiros.
Às 14h, o ministro da Embaixada da China visita a ZTT, empresa chinesa de fibra ótica, localizada no Polo Industrial.
Na tarde de terça-feira, às 17h, Jia Chen se encontrará com o governador Paulo Dantas no Palácio República dos Palmares.
A China, segundo documento da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA), é um dos principais parceiros comerciais com Alagoas, sendo o principal importador de produtos ao território alagoano.
Durante sua passagem em Maceió, Jia Chen também participará de evento na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na quarta-feira (4), às 10h, com a presença do reitor Josealdo Tonholo.
Na ocasião, o representante do governo da República Popular da China conhecerá o resultado do trabalho desenvolvido por parcerias de empresas chinesas e com a Universidade.
Certificado
Após o seminário de terça-feira, que é gratuito, ocorrerá uma Roda de Debates/Conversas, com a participação confirmada do Professor Dr. Reinaldo Rubem e outros pesquisadores, que abordarão os cenários econômicos e sociais de Alagoas e as articulações com a China.
A roda de conversas contará com emissão de certificado de participação, com carga horária de 5 horas.
As inscrições podem ser feitas pelo seguinte endereço eletrônico: https://doity.com.br/seminario-sobre-as-relacoes-brasil-china-e-as-parcerias-com-o-governo-brasileirouniversidades-alagoa
Assessoria
