Como tirar foto dos fogos do Ano Novo com o celular?

Alguns ajustes nas configurações do próprio celular permitem chegar a uma qualidade surpreendente
Esquerda: velocidade de obturador lenta; à direita: velocidade de obturador rápida. (Foto: reprodução/ Divulgação/Sony)

Os smartphones ganharam câmeras cada vez melhores com os anos, mas fotografar em cenários mais desafiadores, como a queima de fogos durante o Ano Novo, ainda é muito difícil.

Porém, não é impossível, por isso separamos estas 5 dicas para facilitar a sua vida na hora de tirar aquela foto dos fogos do Réveillon com o celular.

  1. Use o modo manual (profissional)

A primeira e mais importante dica para tirar uma boa foto dos fogos é usar o modo manual do smartphone — ou modo profissional, dependendo do modelo. Esse modo permite que você altere manualmente o ISO (sensibilidade da câmera), a velocidade de obturador, a abertura, dentre outras configurações.

O modo manual (profissional) dos smartphones permitem alterar as configurações da câmera (Imagem: Diego Sousa/Canaltech)

Essa dica é essencial porque, apesar de ser mais prático, o modo automático dos smartphones pode não ajustar corretamente a quantidade de luz que entra no sensor, além de modificar o resultado no pós-processamento de imagem.

  1. Diminua a velocidade do obturador

No modo manual (profissional) do aplicativo de câmera, diminua a velocidade do obturador para o sensor capturar mais luz. Com isso, será possível registrar todo o rastro dos fogos de artifício, desde a sua saída até o desaparecimento. Caso você queira apenas alguns pontos de luz, basta aumenta a velocidade para que o sensor fique aberto.

Em alguns smartphones, a velocidade do obturador pode aparecer como “Speed” ou “Shutter speed”.

  1. Diminua o ISO (sensibilidade)

O próximo passo é controlar a quantidade de luz que entra na câmera (ISO), pois sabemos que os fogos de artifício são muito brilhantes. O ISO é um dos três pilares da fotografia por impactar diretamente na iluminação ou escurecimento de uma imagem.

A Sony recomenda, em seu artigo “Dicas de Fotos”, que o melhor nível de ISO para tirar foto dos fogos seja 100. Com isso, as áreas mais escuras da imagem não ficarão muito cinzas e granuladas. Caso a imagem precise de mais brilho, a sugestão é ajustar a propriedade pela abertura.

Na maioria dos smartphones, o ISO é a primeira opção do modo manual.

  1. Utilize um tripé

Se possível, utilize um tripé para manter o smartphone estável durante a captura da imagem. Essa dica é uma das mais importantes porque, enquanto o obturador estiver aberto capturando luz, qualquer movimento pode estragar a foto. Existe uma infinidade de opções de tripés no mercado, e seus preços partem de R$ 20.

Smartphones dobráveis como o Galaxy Z Flip 5 5G e o Galaxy Z Fold 5, da Samsung, excluem o uso de um estabilizador por conta de suas construções flexíveis. Basta ajustar os celulares em uma área plana em um ângulo de 60º e realizar todas as configurações antes de tirar a foto.

Bônus: use o modo de “Longa Exposição”

Alguns smartphones possuem modos de foto que utilizam inteligência artificial (IA) para tirar a melhor foto para você.

O modo de “Longa Exposição”, por exemplo, presente em alguns modelos como o Realme 11 Pro+ 5G, ajusta a velocidade do obturador, o ISO e a abertura automaticamente para gerar aqueles rastros de luz muito bonitos.

Os resultados são raramente perfeitos, mas devem facilitar um pouco para quem não entende muito de fotografia noturna.

Diego Souza, editado por Léo Müller – CanalTech – citando Sony

Leia também