A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para discutir o agravamento da situação das áreas de minas inativas da Braskem.
Numa postagem em seu perfil em rede social, o deputado federal por São Paulo Ivan Valente (PSOL) anunciou a reunião – marcada para a próxima quarta-feira (12).
“O maior crime ambiental em solo urbano do mundo!”, escreve, na própria imagem que ilustra a postagem – e em letras maiúsculas, o que, na “etiqueta” de redes sociais equivale à pessoa estar gritando.
“Afundamento do solo em mina da Braskem em Maceió passa dos dois metros”, acrescenta o parlamentar, na postagem.
“Aprovamos, em parceria com a deputada Luciene Cavalcante, audiência pública na Câmara, Braskem precisa se explicar e ser punida por seus crimes”, finaliza um dos textos da postagem, em que o parlamentar se refere à colega de bancada, também do PSOL por São Paulo.
No texto que acompanha a imagem, o deputado federal cita que o requerimento – para realizar a sessão – já foi aprovado.
As áreas já tinham sido interditadas e evacuadas, mas, desde o dia 28 de outubro, a Defesa Civil tem feito alertas sobre o agravamento da situação, porque os instrumentos de mediação para acompanhar como ter se comportado o solo na região apontaram que aumentou o ritmo de afundamento.
O resultado aponta para o colapso do teto da mina – situação identificada na de número 18, situada no terreno do antigo campo do CSA, às margens da lagoa Mundaú, no bairro do Mutange.
Se confirmado o afundamento, os especialistas previram dois cenários: um de evolução lenta e outra em que o colapso se daria de maneira abrupta, abrindo uma cratera às margens da lagoa – incluindo reduzir o nível de todo aquele curso d’água.
Houve oscilações no ritmo do afundamento, mas, desde o agravamento o solo cedeu dois metros – computados nesta sexta-feira (08).
No início da noite, as medições apontavam para uma evolução de 5,7 cm nas últimas 24 horas.
“Em parceria com a deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL/SP), apresentamos requerimento de Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente para tratar dos impactos socioambientais no município de Maceió em decorrência da mineração irresponsável praticada pela empresa Braskem. O requerimento foi aprovado e a audiência será realizada na quarta-feira, dia 20/12” reforça outro ponto da postagem.