Comissão da ALE promove audiência para debater Orçamento

Grupo de trabalho é presidido pelo deputado Gilvan Barros e convocação é exigência da lei
Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, Gilvan Barrosa Filho (MDB): pela concepção, Orçamento público (seja em que esfera for) é tão importante que não pode ser definido por medida executiva, mas, apenas por lei – que, precisa, portanto, passar pela Assembleia. (Foto: reprodução)

A Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Gilvan Barros Filho (MDB), realiza nesta quinta-feira (6), a partir das 9 horas, uma audiência pública para debater o projeto de lei ordinária nº 915/2024, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2025.

Gilvan Barros Filho ressaltou a importância da audiência, já que o PLDO compreende as metas e prioridades da administração pública estadual, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre alterações na legislação tributária estadual e estabelecerá a política de aplicação financeira dos órgãos ou agências estaduais de fomento.

“O PLDO estabelece ainda as metas fiscais; os critérios e a forma para a limitação de empenho, movimentação financeira e margem de expansão das despesas obrigatórias de natureza continuada; assim como a avaliação dos riscos fiscais e a situação financeira e atuarial”, destaca o deputado.

O PLDO tem como propósito fundamental orientar a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimento do poder público, buscando sincronizar a Lei Orçamentária Anual (LOA) às metas e prioridades da administração pública estadual.

Além disso, o documento deve estar alinhado ao Plano Plurianual (PPA) e às normas contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ao todo, o PLDO possui nove capítulos, divididos em 80 artigos.

Leia também