O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou em Ramala, na Cisjordânia, neste domingo (17), para uma visita inédita ao território palestino desde o início da guerra entre Hamas e Israel, que já matou cerca de 31 mil pessoas na Faixa de Gaza.
No primeiro encontro da agenda de cinco dias que também levará o chanceler brasileiro à Jordânia, ao Líbano e à Arábia Saudita, Vieira se reuniu com o ministro das relações exteriores palestino, Riad Malki.
O Itamaraty informou que, na reunião, o diplomata palestino agradeceu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às questões palestinas e repetiu a necessidade de um cessar-fogo imediato.
Ele também declarou que o petista descreveu abertamente a situação na Palestina como ela é e tratou o brasileiro como um dos poucos líderes que manifestou solidariedade à situação dos civis, segundo relatos do Ministério das Relações Exteriores.
“Mauro Vieira reiterou a disposição brasileira em liderar esforço pela admissão da Palestina como membro pleno da ONU”, pontuou o Itamaraty em nota neste domingo.
Lara Alves