Para além de compartilhar várias fake news sobre a tragédia ambiental que assola o estado do Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril, agora, bolsonaristas estão irritados com a iniciativa do youtuber Felipe Neto em promover ajuda aos atingidos pela tragédia no estado.
A denúncia partiu do próprio youtuber que promove uma campanha para fornecer ajuda com o envio de água potável ao local, item essencial que está em falta no estado.
“Se vcs acham q já viram tudo q os bolsonaristas são capazes…”, escreveu.
“Abram meu vídeo no Instagram e leiam os comentários”.
“Eles se uniram pra me xingar por estar tentando juntar dinheiro pra ajudar o RS. Simples assim”, disse.
Em seus perfis, outros comunicadores denunciam que políticos estão, novamente, recorrendo às fake news para sabotar a entrega de donativos e demais iniciativas de ajuda, encabeçadas ou patrocinadas por simpatizantes do atual governo federal – ou até as de cunho oficial.
De acordo com uma das denúncias, as notícias falsas dizem que o governo está exigindo documentação dos itens entregues como donativos, como forma de desencorajar o transporte dos itens até as vítimas.
A tragédia no Rio Grande do Sul já deixou 85 mortos, segundo boletim da Defesa Civil divulgado no fim da tarde dessa segunda-feira (06).
Mais quatro mortes estão sob investigação para determinação da causa, ou seja, se foram causadas pelas enchentes que atingem o estado.
As autoridades contabilizam 339 feridos, 134 desaparecidos e mais de 201 mil pessoas estão fora de casa, sendo 153.824 desalojados e 47.676 em abrigos públicos.
As chuvas, que provocaram inundações na maior parte do estado, já afetaram 1.178.226 gaúchos de alguma forma.
O número de municípios subiu para 385.
Com Brasil 247