Várias ações de cunho educativo foram iniciadas esta semana e deverão cobrir diferentes bairros de Maceió e demais cidades do Estado.
A iniciativa, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é realizada em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e os municípios alagoanos e tem como foco a conscientização da população para combater a dengue.
As ações incluem distribuição de folhetos e fixação de cartazes em pontos estratégicos, tem como objetivo evidenciar as medidas preventivas para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
As atividades seguem um cronograma elaborado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, e vão ocorrer em diversos bairros da capital alagoana e em municípios estratégicos do interior do Estado.
Em Maceió, as atividades acontecerão nos bairros Benedito Bentes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Santa Lúcia, Jardim Petrópolis, Eustáquio Gomes, José Tenório, Barro Duro, Poço, Jaraguá, Trapiche, Ponta Grossa e Jacintinho.
Já no interior, serão contemplados os municípios de Atalaia, Maragogi, Belém, Maravilha, Santana do Ipanema, Carneiros, Olho d’Água das Flores, União dos Palmares, São José da Laje, Colônia Leopoldina e Joaquim Gomes.
Durante as ações, será distribuído material educativo mostrando as ações que devem ser implementadas para evitar os focos do Aedes aegypti
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca que as ações itinerantes visam mobilizar a população para que não relaxe nas medidas preventivas de combate ao vetor da dengue.
O gestor da saúde estadual salienta, ainda, que a iniciativa vai conclamar a população alagoana para que dedique apenas dez minutos semanalmente para interromper o ciclo de vida do Aedes aegypti, conforme recomenda o MS, com base em uma cartilha produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“É necessário eliminar os focos do mosquito. Precisamos colocar areia nos vasos de plantas, manter as caixas d’água fechadas, limpar as calhas, não acumular entulhos e sucatas, fechar bem os sacos de lixo, guardar os pneus em locais cobertos, bem como, receber bem o agente de endemias municipais, que verificam se há focos do Aedes aegypti, evitando que ele se prolifere”, orientou.
Além de evitar o acúmulo de água limpa, que é o local propício para proliferação do Aedes aegypti, uma das ações de combate ao mosquito é receber em casa os agentes de endemias municipais
Durante a Campanha de Combate à Dengue, a Sesau também vai capacitar, por meio da Gerência Estadual de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis, os servidores das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), além de acompanhar a situação epidemiológica em todas as cidades do Estado, com um canal de diálogo aberto e permanente.
Uma das capacitações ocorreu em março, quando médicos e enfermeiros foram treinados sobre o manejo clínico dos pacientes acometidos por dengue, visando o diagnóstico da doença em tempo oportuno, evitando desta forma o agravamento do quadro clínico, que pode levar à internação e à morte.
Cronograma das Ações de Combate à Dengue
MACEIÓ – Domingo (7) – Praia de Pajuçara. A partir das 08:30h; segunda-feira (8): Benedito Bentes; terça-Feira (9): Trapiche; quarta-Feira (10): Cambona; quinta-Feira (11): Centro; sexta-Feira (12): Feitosa.
Segunda-Feira (15): Jacintinho; terça-Feira (16): Farol / Rotary; quarta-Feira (17): Benedito Bentes. Quinta-Feira (18): Centro
INTERIOR – Sexta-feira (5): Palmeira dos Índios; segunda-Feira (8): Belém; terça-Feira (9): Maravilha; quarta-Feira (10): Delmiro Gouveia; quinta-Feira (11): Carneiros; sexta-Feira (12): Olho D’agua das Flores; segunda-Feira (15): União dos Palmeiros; terça-Feira (16): São José da Lage; quarta-Feira (17): Colônia de Leopoldina; quinta-Feira (18): Joaquim Gomes; sexta-Feira (19): Atalaia; segunda-feira (22): Arapiraca
Josenildo Torres; repórter: Ruana Padilha