Um asteroide classificado como potencialmente perigoso está programado para passar a menos de dois milhões de milhas da Terra na sexta-feira (02), disse o Departamento de Observação de Asteroides do Laboratório de Propulsão a Jato da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos.
Identificado como Asteroide 2008 OS7, o corpo celeste se aproximará a uma distância de 1,770,000 milhas ou 2,884 milhões de quilômetros da Terra às 9h41, horário padrão do leste dos Estados Unidos (EST), ou 11h41, horário de Brasília.
De acordo com os critérios estabelecidos pela NASA, corpos celestes com mais de 460 pés, ou 140 metros de diâmetro, que se aproximam a menos de 4,6 milhões de milhas (7,5 milhões de quilômetros) da órbita terrestre ao redor do Sol são classificados como potencialmente perigosos.
O Asteroide 2008 OS7, com um diâmetro de 890 metros, enquadra-se nessa categoria. No entanto, é importante ressaltar que não há risco iminente de colisão, conforme afirmado pelo Departamento de Observação de Asteroides.
O sistema solar abriga milhões de asteroides, sendo que 2.350 foram identificados como potencialmente perigosos, conforme indicado pelo Departamento de Observação de Asteroides.
Com informações da Sputnik