Na retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa, no início da sessão ordinária desta terça-feira (5), o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) pediu o adiamento de todos os projetos que estejam para votação.
Segundo ele, em nota de sua assessoria de Comunicação Social, é “um gesto inédito no estado de Alagoas”, e “uma atitude de repúdio às decisões recentes do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes”.
“A medida foi adotada como forma de solidariedade ao grupo de senadores e deputados federais que, em Brasília, protestam contra o que classificam como ações arbitrárias de Moraes”, diz a nota.
O pedido foi atendido pela Mesa diretora, que retirou todos os projetos da ordem do dia, esvaziando a pauta legislativa.
“Não podemos continuar como se nada estivesse acontecendo”, disse o parlamentar.
“O que está em jogo são os pilares do Estado Democrático de Direito”.
“Esta é uma forma de manifestarmos, a partir de Alagoas, nossa indignação com o avanço de medidas que afrontam as prerrogativas constitucionais e a harmonia entre os poderes”, declarou o deputado.
É a primeira vez que um parlamentar alagoano paralisa deliberadamente os trabalhos legislativos da Casa em repúdio às ações de um ministro do STF.
O ato é também um sinal de alinhamento com o movimento nacional de congressistas que pedem limites às decisões monocráticas da Corte Suprema.
Ascom Cabo Bebeto
