As exigências da Globo para Pablo Marçal participar de debate

Candidato protagonizou em especial provocações, como a do ápice do acirramento na campanha em SP: a cadeirada desferida pelo apresentador Datena
Pablo Marçal: entre as exigências colocadas pela emissora a de que apenas um assessor dos candidatos poderá acompanha-los dentro do estúdio, e pode ser retirado do estúdio, conforme circunstância. (Foto: reprodução)

A Globo convidou Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, para a participação do debate que ocorrerá na próxima quinta-feira (3), às 22h, após a novela “Mania de Você”, mas realizou inúmeras exigências para tê-lo.

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o encontro, que será mediado pelo jornalista César Tralli, reunirá regras rigorosas com o objetivo de impedir problemas ou até mesmo a possibilidade de novas agressões.

Em debate promovido pela TV Cultura, no dia 15 de setembro, o candidato José Luiz Datena (PSDB) atacou Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira, após uma provocação.

Aliás, a postura do candidato tem sido de provocar e distribuir agressões verbais contra os concorrentes, além da divulgação do que os demais candidatos dizem ser informações sem fundamento; postura que levou ao acirramento de ânimos da campanha à prefeitura paulistana.

Uma semana depois, novamente em um debate – este promovido pelo podcast Flow –, um assessor de Marçal, Nahuel Medina deu um soco no integrante da equipe de campanha do prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), depois que o titular da candidatura tinha sido expulso do encontro, em punição imposta pelo apresentador e mediador Carlos Tramontina, pelo comportamento incompatível de Marçal.

Daí o recrudescimento para o respeito às regras, imposto pela Globo.

Durante o debate, apenas um assessor de Pablo Marçal, Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB), poderá acompanhar o candidato dentro do estúdio, além de que ele não poderá se manifestar, tampouco circular pelo estúdio, sob risco de advertência.

Em casos específicos, o acompanhante pode ser retirado do estúdio, e o candidato receberá uma punição com a perda de um minuto nas considerações finais.

Durante todo o debate e nos intervalos comerciais, os candidatos deverão permanecer em seus lugares.

Nos intervalos, os assessores poderão, apenas nesta ocasião, falar com os eles, tendo ainda que respeitar a proibição de filmagens e fotografias dentro do estúdio, sem autorização prévia.

Luís Gusttavo — Jetss Entretenimento

Leia também