O descumprimento de lei garantindo a participação de artistas locais em eventos promovidos pelo poder público de Maceió será tema de debate nesta sexta-feira (26), no bairro da Gruta.
Na pauta do encontro estão também, segundo os organizadores, a reativação do Conselho Municipal de Cultura, o planejamento para o São João e um calendário de intervenções a favor da participação dos artistas de Maceió nos eventos organizados pela Prefeitura.
No calendário de eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió, apesar do grande apelo popular – e justamente por isso, não há como negar –, chama a atenção nomes de artistas de âmbito nacional, em contraste com o pouco ou nenhum espaço para os artistas locais.
Entre os que suscitaram maior polêmica estão o “sertanejo” Gusttavo Lima, que se apresentou em festival promovido em pleno período junino, e, mais recentemente, Nando Reis, que ao fazer crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), levou o vereador Leonardo Dias (PL), a cobrar da Prefeitura que suspendesse o cachê do artista – que, como é de protocolo, assim como todos os demais que vêm de fora, recebe antes da apresentação.
Já os músicos locais reclamam que demoram para receber o cachê pago pelo poder público.
“Eu fui procurada por artistas locais de diferentes segmentos para que pudéssemos juntos debater estratégias de valorização desse setor”, disse a vereadora Teca Nelma (PSD), em texto distribuído por meio de sua assessoria.
“É muito frustrante acompanhar o boicote que a nossa cultura vem sofrendo a cada festival público”, acrescenta.
“Precisamos denunciar essa realidade”, afirmou a vereadora.
Daí o encontro ter sido denominado de “SOS pela cultura”.
“Não sou contra a realização de grandes eventos nem da contratação de artistas de fora”, diz Antonio de Rosa, músico e integrante do Fórum da Música.
“Mas entendo que isso deve ser feito sempre em complemento aos investimentos locais”, acrescenta.
“Não se pode gastar mais de R$ 7 milhões em cachês de grandes nomes nacionais e não investir nos daqui”, diz o músico.
“E, quando investe, tem atraso no pagamento dos cachês”, acrescenta.
O encontro está marcado para as 18h, na sede do teatro Carrascosa, localizado na Rua Dr. Vicente de Paula, 107, Gruta de Lourdes.