Alemanha aposenta trens da era do muro de Berlin

Últimos 22 trens antigos foram construídos na República Democrática Alemã (RDA – ou Alemanha Oriental), “quando um muro dividia a cidade em duas”
Apesar da alusão a um tempo que alemães e democratas do mundo todo querem esquecer, de acordo com reportagem, trens eram considerados charmosos e tinham muitos fãs. (Foto: reprodução/DW Brasil)

Os berlinenses costumavam chamá-los de “latas de Coca-Cola”. Os vagões da série 485 passaram décadas emitindo seus ruídos típicos nos trilhos na rede da S-Bahn, em Berlim.

Agora os últimos 22 trens antigos, originalmente encomendados e construídos na República Democrática Alemã (RDA), quando um muro dividia a cidade em duas, estão de partida.

Nesse domingo (12/11), os 485s fizeram suas últimas viagens pela cidade antes de serem aposentados.

A Alemanha está modernizando toda a rede ferroviária da Deutsche Bahn, como parte de uma iniciativa para tornar as viagens de trem mais eficientes no consumo de energia e cumprir as metas climáticas.

As mudanças chegam em boa hora para os usuários, que há muito tempo reclamam que a reputação da Alemanha de ter trens bons e pontuais vem sofrendo, com atrasos e cancelamentos frequentes e um equipamento antiquado, lento e que quebra com frequência.

DW Brasil

Leia também