ALE pode aumentar rigor a tutores de cães de raças tidas por agressivas

Sessão especial discutirá posse e circulação e entre as regras estão obrigação de guia curta e focinheira em vias públicas e comprovação de adestramento dos animais
Uma das raças apontadas como naturalmente agressivas: sessão especial discutirá posse e circulação desses cães e projeto propõe mais rigor sobre a posse, para seus tutores e exigências como uso obrigatório de guia curta e focinheira em vias públicas. (Foto: reprodução)

A Assembleia Legislativa marcou para a próxima segunda-feira (11) sessão especial sessão para discutir a posse e a circulação de cães raças consideradas potencialmente agressivas.

A sessão especial será realizada no Plenário.

Entre as raças estão o American Pit Bull Terrier, Fila, Rottweiler, Dobermann, Bull Terrier, Dogo Argentino e demais raças e afins.

A sessão é um requerimento do deputado Cabo Bebeto, que também é autor do projeto de iei ordinária nº 913/2024, que regulamenta a posse destes cães, prevendo exigências rigorosas, como uso obrigatório de guia curta e focinheira em vias públicas, comprovação de adestramento dos animais, vacinação atualizada e capacitação dos tutores.

“Já tivemos em Alagoas ataques a crianças e agora, novamente, a outros animais”.

“A culpa acaba sendo atribuída à raça ou ao tutor, por isso precisamos de regras mais claras”, disse o parlamentar.

A sessão especial está marcada para a 14h desta segunda-feira.

Comunicação / ALE

Leia também