Alagoas adere ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue

Atividade será neste sábado (02), resultado de convocação pelo Ministério da Saúde com secretários de todo o país
Amostra de água já com larvas do mosquito transmissor da dengue: 80% dos focos de reprodução do inseto encontram-se dentro das casas. (Foto: reprodução / Carla Cleto e Luiz Dantas)

Gestores estaduais de saúde de todo o país se comprometeram em reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

O compromisso foi em atendimento à convocação do Ministério da Saúde, passado pela própria ministra Nísia Trindade, esta semana, com o objetivo de mobilizar os estados em torno do Dia D de Combate à Dengue.

O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, participou da reunião, realizada na última quarta-feira (28), em Brasília (DF).

Assim, a ação, no Estado, ficou definida para ser realizada neste sábado (02) em frente à sede da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Durante a reunião com a ministra, Gustavo Pontes de Miranda reforçou ser necessário a união da Sesau com os 102 municípios alagoanos, que também irão aderir à mobilização contra o mosquito da dengue.

“O Dia D é de extrema importância para o combate ao mosquito da dengue, para que essa doença não se propague da maneira que está se disseminando em muitos Estados da Federação”, enfatizou o secretário.

“Estamos juntos! No Dia D nós estaremos alertando a população sobre o grande risco que é a dengue e como combatê-la”, pontuou o secretário, que é médico.

Gustavo Pontes de Miranda enfatizou, também, que apesar de Alagoas não estar em surto da doença, o Governo de Alagoas ordenou prioridade no combate à dengue.

“Nosso Estado está em uma situação mais confortável, mas não quer dizer que vá permanecer assim, porque está chegando o período da quadra chuvosa e, com o calor intenso torna o ambiente propício para propagação do mosquito”.

“Nós combatemos a dengue e salvamos mais vidas, como o governador Paulo Dantas sempre diz trabalhando para o desenvolvimento de Alagoas e com o coração para cuidar das pessoas”, ressaltou o secretário.

Presente na reunião, o secretário Executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, destacou que todas as Secretarias executivas da Sesau, unidades de saúde e equipes técnicas de Vigilância em Saúde estão trabalhando de forma integrada para mapear todo território alagoano no combate à dengue.

“Também pedimos a colaboração de toda sociedade para que possamos contribuir com a prevenção do mosquito da dengue”, disse.

“São atitudes pequenas que têm um resultado gigantesco”.

“Alagoas vai estar totalmente mobilizada e unificada com todos os 102 municípios através da parceria nossa com o COSEMS para que possamos articular e propagar essa ação de mobilização para todo estado para que consigamos minimizar ainda mais os casos de dengue em nosso estado”, reforçou.

O Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue realizará ações de reforço de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

A ação ocorrerá das 9h às 12h, em frente à sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió, e tem como tema “10 minutos contra a dengue”.

Durante a ação, servidores da Sesau estarão com faixas da campanha e irão distribuir panfletos para a população com mensagens de conscientização sobre o combate ao mosquito.

Maria Suely Arruda; repórter: Ruana Padilha

Leia também