Além da Polícia Federal (PF), a invasão hacker do perfil no X (antigo Twitter) da primeira-dama, Rosângela Silva, mobilizou também a Advocacia-Geral da União (AGU), que notificou a rede social na noite de segunda-feira (11).
Por meio notificação extrajudicial, a AGU cobrou o congelamento da conta, até a conclusão das investigações e a preservação de todos os registros e elementos digitais relativos à conta.
De acordo com o órgão de governo, os responsáveis pelo ataque hacker estão utilizando indevidamente o perfil para cometer crimes contra a honra do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O documento é assinado pelo procurador-geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa. Ele ressalta que, caso o Twitter não responda aos pedidos, poderá ser processado na justiça para pagar indenização.
“Em caso de descumprimento das medidas solicitadas, fica reservado o direito de adoção de medidas judiciais necessárias para a proteção dos direitos violados, incluindo, mas não se limitando a, ações indenizatórias e representações criminais”, afirma.
A CNN (responsável por esta reportagem) tenta contato com o X para comentar o caso.
Basília Rodrigues/CNN – Brasília