Deputados bolsonaristas vão à Argentina e pedem asilo político para foragidos do 8/1

Evento no Congresso foi promovido pela deputada Maria Celeste Ponce, aliada do presidente Javier Milei
Parlamentares bolsonaristas participaram do evento por deputada aliada de Javier Milei: um dos brasileiros, Marcel Van Hattem, disse que foragidos são pessoas “contrárias ao crime” – “é por isso que estamos aqui para pedir ajuda ao governo e aos deputados para que estas pessoas possam viver em liberdade”, declarou, antes do início do evento. (Foto: reprodução / redes sociais)

Os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Rodrigo Valadares (União-SE) aproveitaram a participação nesta quinta-feira (30) em um evento no Congresso da Argentina para pedir que os brasileiros foragidos pelos ataques golpistas de 8 de janeiro sejam recebidos como exilados políticos.

Os parlamentares bolsonaristas participaram do evento “Censura – Liberdade de expressão e direitos humanos no Brasil”, promovido pela deputada argentina Maria Celeste Ponce, aliada de Javier Milei.

De acordo com a jornalista Amanda Cotrim, do UOL, o deputado gaúcho Marcel Van Hattem pediu que a Argentina acompanhasse os foragidos brasileiros que estão no país e “não podem voltar ao Brasil”.

“São pessoas que têm opiniões contrárias ao crime e principalmente à política e que hoje são condenadas no Brasil a passar anos de prisão”.

“É por isso que estamos aqui para pedir ajuda ao governo e aos deputados para que estas pessoas possam viver em liberdade”, disse Hattem antes do início do evento.

Para o deputado Rodrigo Valadares, o evento serviu para “denunciar a perseguição política e a falta de liberdade de expressão”.

Já a deputada Julia Zanatta pediu anistia aos presos pelos fatos ocorridos no dia 8 de janeiro.

Deputados: encontro com foragidos

Do lado de fora do Congresso da Argentina, foragidos do 8 de janeiro, acompanhados pela advogada Carolina Siebra — ela se apresenta como membro da Associação de Famílias e Vítimas de 8 de janeiro (ASFAV) –, aguardaram os deputados que participavam do evento.

Na saída, o grupo de deputados bolsonaristas se reuniu com os brasileiros foragidos no país.

Leia também