RS: loja onde animais morreram foi avisada de “risco de alagamento severo”, diz shopping

Polícia Civil apura eventuais responsabilidades sobre o caso; Cobasi disse que “não foi possível o acesso seguro à loja devido ao nível da água”
Caminhões foram utilizados para tirar água do estacionamento do shopping; Cobasi informou que fez “constantes tentativas” de acesso ao local, mas falta de segurança devido ao nível da água impossibilitou resgates. (Foto: reprodução / Kathlyn Moreira / Agência RBS)

O Praia de Belas Shopping afirma que a empresa Cobasi foi avisada do “risco de alagamento severo” da loja, situada no subsolo do empreendimento, em Porto Alegre. O shopping alega ainda que “ofereceu toda assistência necessária para acesso ao local”. Na sexta-feira (17), foi confirmada a morte dos animais que estavam no pet shop.

No interior da unidade estavam aves, peixes e roedores.

O estabelecimento não informou quantos animais morreram.

Ao G1 (responsável por esta reportagem), a assessoria de imprensa da empresa disse que o local segue inacessível e completamente alagado.

Os bichos já estavam na unidade antes da enchente.

A empresa explicou que os funcionários deixaram a loja de forma emergencial, seguindo orientação das autoridades em meio ao início das enchentes na capital, e “foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para sobreviver até o retorno dos colaboradores”.

Em nota oficial, a Cobasi lamentou o ocorrido e justificou que “apesar das tentativas constantes nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido ao nível da água” (confira a íntegra abaixo).

A Polícia Civil apura eventuais responsabilidades sobre o caso.

A partir de segunda-feira (20), serão ouvidos funcionários da loja e feitas demais diligências.

Com a cheia histórica do Guaíba, que atingiu 5,35 metros em 5 de maio, e as falhas das estações de bombeamento, a água subiu, invadiu a loja e vitimou os animais.

Conforme boletim disponibilizado pela Defesa Civil, às 12h deste sábado (18), 12.215 animais foram resgatados das inundações no Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio.

Nota da Cobasi

A loja Cobasi Praia de Belas teve de ser deixada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais. Foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores que considerávamos ser breve. Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água. É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo o país, para salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar.

Nota do Praia de Belas Shopping

O Praia de Belas esclarece que comunicou o lojista em relação ao risco de alagamento severo da loja e ofereceu toda assistência necessária para o acesso ao local.

Pedro Trindade — G1/RS

Leia também