Unidades do Hemoal funcionam no 1º de Maio

Gestão do Hemocentro informa que unidades funcionam em horário especial no Feriado do Dia do Trabalhador
Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos. (Foto: reprodução / Carla Cleto)

No feriado nacional do Dia Mundial do Trabalhador, que ocorre nesta quarta-feira (1º), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário especial para captação de doações de sangue.

Em Arapiraca, na Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, os voluntários podem doar sangue das 7h às 12h e das 13h às 17h30. Já em Maceió, as Unidades Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano (HMA), recebem candidatos à doação de sangue das 7h às 17h.

Entretanto, as unidades do Hemoal em Arapiraca e Maceió irão funcionar normalmente para fornecer sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais que necessitarem realizar transfusões sanguíneas.

Com isso, os pacientes internados e que necessitem de transfusões sanguíneas não ficarão sem atendimento, estejam eles hospitalizados em unidades de emergência ou serviços que realizam atendimentos eletivos.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, relembra, no entanto, que existem pré-requisitos fundamentais para doar sangue.

“Segundo é preconizado pelo Ministério da Saúde, para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação oficial e original com foto”, informa.

Para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, no mínimo 50 quilos

Ela salienta que as pessoas que já tiveram hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, aids e sífilis não podem mais doar sangue.

Também é relevante recordar que as pessoas que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o veto se dá por um ano.

“Os voluntários não devem ingerir bebidas alcoólicas, devem evitar o consumo de alimentos gordurosos e ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação de sangue”, enfatiza.

Josenildo Torres; repórter: Josenildo Törres

Leia também