Eclipse solar total será na tarde desta segunda (08)

Brasil não poderá ver fenômeno que transformará dia em noite; visualização só é possível a quem estiver no Hemisfério Norte
Fenômeno que transformará dia em noite não poderá ser visto no Brasil; mas, agência espacial dos EUA transmite por seu canal, de graça. (Foto: reprodução)

Várias pessoas já se reúnem para assistir ao eclipse solar total que será visto na América do Norte nesta segunda-feira (08), em países como Canadá, Estados Unidos e México.

A Nasa transmite o evento on-line e de graça, pelo YouTube.

O evento acontecerá entre as 14h e as 17h.

No México, o dia virará noite durante 4m28s, segundo a Nasa.

Já nos EUA e no Canada, o dia ficará escuro por 4m26s e 3m21s, respectivamente.

O próximo eclipse solar total só poderá ser visto em agosto de 2044 nos Estados Unidos.

O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também faz uma cobertura ao vivo do eclipse, com comentários em português.

Veja como assistir eclipse solar total desta segunda-feira (08)

Eclipse solar total

Na próxima segunda-feira, no dia 8 de abril, o dia irá virar noite por alguns minutos no hemisfério norte.

Apenas quem estiver na parte superior do planeta poderá acompanhar o eclipse total do sol – quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra.

No Brasil, infelizmente não será possível visualizar.

Mas, quem desejar acompanhar o fenômeno, poderá assistir o eclipse pelo site da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), que fará a cobertura ao vivo pelo streaming gratuito, no site e aplicativo oficiais.

O que é um eclipse solar total?

O eclipse solar total é um fenômeno astronômico em que Lua se alinha com o Sol e, dessa forma, impede a luz solar de chegar em certos pontos do mundo. Com isso, ao olhar para o céu, os espectadores irão ver uma sombra redonda, no local onde os raios solares estariam refletindo.

O que é o eclipse solar parcial?

O eclipse solar parcial é quando o Lua e Sol não se alinham totalmente, apenas parcialmente. Dessa forma, somente uma parte dos raios solares serão impedidos de atingirem a terra.

Maria Fernanda Ramos

Leia também