Em pronunciamento realizado na sessão ordinária desta terça-feira (19), o deputado Cabo Bebeto (PP) destacou a indicação feita por ele solcitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde o envio de uma ambulância para o município de Santana do Ipanema.
“Só havia uma viatura na cidade, mas desde o dia 2 de fevereiro essa ambulância colidiu com um muro e está fora de circulação”, informou o parlamentar.
Ele acrescentou ainda que a população conta apenas com uma viatura do Corpo de Bombeiros, que não está dando conta das ocorrências.
“É importante para aquele município, para aquela região, ter uma ambulância própria, sem sobrecarregar os Bombeiros, que têm outras atribuições”, informou Cabo Bebeto, pedindo que o Estado resolva o quanto antes essa situação.
O parlamentar foi além e relatou a existência de “cemitérios de viaturas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)” na cidade de Rio Largo e no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.
“Eu estive no local e denunciei que as viaturas novas estavam guardadas no LIFAL [Laboratório Industrial e Farmacêutico de Alagoas], durante o mandato do ex-governador Renan Filho”.
O deputado informou ainda que atualmente o Estado terceiriza o serviço móvel, mas, que os recursos poderiam estar sendo utilizados para consertar as ambulâncias existentes, “que são patrimônio de Alagoas”, encerrou ele.
Aparte
Em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) disse concordar com a solicitação feita pelo colega, mas lembrou que durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro o SAMU teria sido sucateado e nenhum equipamento era fornecido.
“O SAMU foi um programa criado no Governo do PT que o ex-presidente ignorou, deixando toda a frota sucateada”, disse o parlamentar.
Comunicação/ALE