Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira (15); saiba como se cadastrar

São 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de ensino superior – resultado sai dia 21 de março
Governo oferece 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de ensino superior; resultado será divulgado no dia 21 de março. (Foto: reprodução)

Termina às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (15) o prazo para inscrição no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição, são ofertadas 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior.

A ordem de classificação e a pré-seleção de candidatos será divulgada no dia 21 de março, em chamada única, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Fies Social

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses cursos devem ser ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

A novidade instituída pelo Ministério da Educação este ano é o Fies Social, que reserva no mínimo 50% das vagas do Fies para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.

Como se inscrever?

Para se inscrever, basta acessar o site do sistema de Seleção do Fies, disponível neste link. Após entrar no site, é preciso logar com a conta gov.br, e, então, o usuário será reencaminhado ao FiesSeleção para autenticação.

Depois disso, basta preencher as informações solicitadas, como email, nomes dos membros do grupo familiar, CPFs, datas de nascimento e renda bruta mensal dos familiares.

Quem pode participar?

Podem participar dos processos seletivos do Fies os candidatos que:

tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, tenha obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero), assim como não tenha participado no referido Exame como “treineiro”;

possua renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

Fies Social

No caso do Fies social, o candidato que atender as condições citadas, caso seja pré-selecionado no processo seletivo, poderá ser concedido até 100% do encargo educacional cobrado pela instituição de ensino superior no curso a ser financiado, desde não ultrapasse os valores definidos pelo Comitê Gestor do Fies.

Quando sai o resultado?

O resultado do Fies com os aprovados estará disponível do dia 21 até o dia 26 de março.

Depois, começa a fase de complementação das informações da inscrição (22 a 26 de março) e, por fim, a divulgação da Lista de Espera (28 de março a 30 de abril).

Cronograma do Fies

Inscrições: 12 a 15 de março

Resultado: 21 de março

Complementação da inscrição: 22 a 26 de março

Pré-seleção por meio de lista de espera: 28 de março a 30 de abril

*Com informações de Maria Fernanda Ramos e Agência Brasil

Leia também