O domingo (18) será de tempo instável nas cinco regiões do Brasil.
De acordo com os meteorologistas do Climatempo, os litorais do Sul e do Sudeste seguem em alerta para mar agitado por conta de uma depressão subtropical no oceano.
Na sexta-feira (16), a Marinha Brasil emitiu um alerta para a possibilidade da formação de um ciclone subtropical no sul do país.
Ainda na região Sul, a circulação de ventos favorece nuvens de chuva e são esperados acumulados expressivos de chuvas no litoral de Santa Catarina e do Paraná.
No litoral Norte do Rio Grande do Sul, deve chover rápido e pouco.
Nas demais regiões, há previsão de pancadas de chuva acompanhada por raios e trovoadas.
Em Porto Alegre (RS), a temperatura mínima fica na casa dos 21ºC e máxima 30ºC.
Os termômetros não passam dos 27ºC em Florianópolis (SC), com mínima de 22ºC.
A cidade de Curitiba (PR) tem mínima prevista de 17ºC e máxima de 26ºC.
O domingo (18) também será instável no Sudeste, com chances de pancadas de chuva a qualquer momento no litoral de São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo o Climatempo, há risco elevado de temporais nas capitais. Em São Paulo (SP) a temperatura mínima é de 18ºC com máxima de 27ºC, o Rio de Janeiro (RJ) tem máxima prevista de 31ºC com mínima de 21ºC.
Na cidade de Belo Horizonte (MG), a mínima é de 19ºC e a máxima de 26ºC. Em Vitória, no Espírito Santo, os termômetros variam entre 23ºC de mínima e 30ºC de máxima.
O Nordeste também tem risco de chuvas fortes no litoral e extremo sul do Maranhão, sul do Piauí e interior da Bahia.
A previsão é de que os acumulados sejam altos e chuvas a qualquer momento do dia.
No Ceará, Rio Grande do Norte e no Leste entre Paraíba e Alagoas, a previsão é de chuva passageira.
Nas demais regiões, há probabilidade de pancadas de chuva com até forte intensidade.
Em Recife (PE), a máxima é de 31ºC e a mínima de 26ºC; Salvador deve chegar a 32ºC com mínima de 25ºC; em Aracaju (SE), os termômetros chegam a 34ºC e a temperatura mínima deve ser 25ºC.
Um sistema de baixa pressão no Paraguai leva bastante umidade à região Centro-Oeste do Brasil.
O dia deve ser de nuvens e chuva a qualquer hora e risco de temporais em parte do Mato Grosso do Sul, Goiás, no Distrito Federal e Mato Grosso.
Também há alerta para rajadas de ventos de até 90km/h em todo o estado de Goiás, norte e centro-norte do Mato Grosso do Sul, sul e leste do Mato Grosso.
Em Cuiabá (MT), a máxima é de 33ºC com mínima de 25ºC, em Goiânia (GO) os termômetros não passam dos 27ºC com mínima de 21ºC.
Em Brasília (DF), a mínima é de 18ºC e a máxima 24ºC.
No norte do país, há risco de temporais em grande parte do estado do Tocantins, e o dia será instável nos estados do Amazonas, Acre e norte do Pará, com possibilidade de chuva a qualquer hora.
Também há risco de chuva moderada com fortes trovoadas em outras áreas dos estados e possibilidade de ventos fortes também atingirem o litoral do Pará, o interior do Maranhão e do Piauí, e parte do Acre e do Amazonas.
O tempo fica firme e o sol brilha forte em Roraima, na capital Boa Vista, os termômetros devem bater 36ºC com mínima de 25ºC.
Em Manaus (AM), os termômetros variam entre 30ºC e 24ºC.
Em Porto Velho (RO), a máxima deve ser de 30ºC e a mínima de 24ºC.
Luan Leão – CNN