Iniciativa acolherá vítimas de importunação em prévias carnavalescas

Ação integrada inclui apoio psicológico, jurídico e participação da Patrulha Maria da Penha
Bordão de combate à importunação adotado por autoridades de todo o país no período de carnaval: em Alagoas, equipes do poder público informam que a ação é parceria da Sesau com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) e Rede de Atenção a Vítimas de Violência Sexual (Ravs). (Foto: reprodução)

Para prevenir e combater a violência e a importunação sexual, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), irá promover ações durante as prévias carnavalescas no bairro de Jaraguá, no dia 2 de fevereiro, a partir das 18 horas.

A iniciativa será montada em frente ao Coreto Público de Jaraguá e contará com apoio psicológico, assessoria jurídica, além da participação da Patrulha Maria da Penha.

A ação é uma parceria da Sesau com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) e Rede de Atenção a Vítimas de Violência Sexual (Ravs).

Para o assessor técnico da Ravs, Pedro Santos, o esforço é importante para garantir a segurança das pessoas, especialmente mulheres, durante as festas.

“A gestão estadual está disponibilizando sua estrutura para prevenir, acolher as vítimas e combater a violência sexual, assegurando que este momento de alegria popular possa ser aproveitado de forma plena por todos”, explicou.

Já a supervisora de atenção psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, lembrou que o programa “Nise no Frevo” irá oferecer apoio psicológico às pessoas durante a festa.

“O cuidado com as pessoas deve ser completo com acolhimento e enfrentamento acontecendo simultaneamente”, lembrou.

Para o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a iniciativa é um passo importante para garantir a saúde e segurança dos alagoanos:

“Ações em parceria com diferentes frentes da gestão estadual são essenciais para que as prévias carnavalescas sejam marcadas apenas pela alegria”, reforçou.

Maria Suely Arruda; repórter: Fabiano Di Pace

Leia também