O próximo trecho das obras do Canal do Sertão deve ser entregue até o mês de dezembro.
O trecho vai até o km 127,95 do canal, em São José da Tapera e a previsão foi feita em agenda técnica no Alto Sertão alagoano, cumprida pelo secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Gustavo Torres.
A visita aos canteiros de obras do Canal do Sertão, no município de São José da Tapera, ocorreu na última quinta-feira (24), segundo o portal oficial de notícias do Estado, a Agência Alagoas.
Segundo a página do espaço noticioso, já foram concluídos e entregues quatro trechos, que deve ter, no total, mais de 200km de extensão.
A página não cita, no entanto, os valores orçados para esta fase, para a qual foram contratadas mais de 250 pessoas, além de feito o chamamento para preenchimento de mais 78 vagas para profissionais de diversas áreas.
Durante a visita, o secretário acompanhou de perto o andamento das frentes de trabalho e participou do desmonte, por detonação, de uma rocha que permitirá a continuidade das escavações para o próximo trecho do canal.
Acompanhado por engenheiros da obra, representantes da empresa executora e técnicos da Seinfra, Gustavo Torres destacou a importância da obra para a segurança hídrica da região e reforçou o compromisso do Governo Paulo Dantas em garantir celeridade e qualidade na execução do projeto.
“O Canal do Sertão é uma obra que está mudando a vida do povo sertanejo”.
“Estamos trabalhando para que a água chegue a cada vez mais famílias, comunidades e áreas produtivas do semiárido alagoano.”, afirmou Gustavo.
A detonação foi executada com todos os protocolos de segurança e marcou o início da escavação de um trecho onde as condições geológicas exigem intervenções técnicas específicas.
Mais cinco detonações ainda serão realizadas até que as escavações para o túnel sejam iniciadas e a obra siga avançando.
Atualmente, o canal já beneficia milhares de famílias com abastecimento regular e abre novas possibilidades para a agricultura irrigada, pecuária e desenvolvimento regional sustentável.
Quando finalizado, o Canal do Sertão terá mais de 250 km de extensão, levando água captada do Rio São Francisco a dezenas de municípios.
“Cada metro avançado é uma conquista para o povo do Sertão”.
“A Seinfra está acompanhando de perto todas as etapas”, concluiu o secretário.
Além de levar água para o Sertão alagoano, as obras do Canal do Sertão também contribuem para o desenvolvimento econômico da região, gerando centenas de empregos.
Camylla Klévia / ASCOM Seinfra