Ação educativa domingo (28) visa prevenção de doenças reumáticas

Iniciativa é parte da Campanha Nacional de Conscientização; doenças reumáticas lideram afastamentos do trabalho
Imagens de ações realizadas na edição de 2024: faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Reumatologia, que mobiliza todas as regionais para ações educativas nessa mesma data, no próximo domingo (28). (Foto: reprodução / divulgação)

Tendo em vista que as doenças reumáticas lideram o ranking das causas de afastamento de trabalho, alerta a Sociedade Alagoana de Reumatologia.

Por essa razoa, o segmento médico dedicado à especialidade vai realizar uma ação educativa na orla da Ponta Verde, no próximo dia 28, a partir das 8h, esclarecendo sobre sintomas das doenças da especialidade e alternativas de tratamento para preservar a qualidade de vida.

A ação terá ponto de apoio num stand montado nas imediações do restaurante Anamá, no canteiro central, das 8h às 14 horas.

Paralelamente, também haverá uma caminhada chamando a atenção para o tema.

O evento faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Reumatologia, que mobiliza todas as regionais para ações educativas nessa mesma data, como explica a presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia, Maria do Carmo dos Santos.

“O surgimento de novos pacientes acometidos com alguma doença reumática poderia ser menor se as pessoas buscassem informação acerca dos cuidados preventivos,” diz a médica, observando que mesmo entre as patologias de origem genética é possível minimizar os sintomas, aliviar as sequelas e manter um padrão de vida sem muito incômodo.

Uma das recomendações dos especialistas é que mantenhamos o corpo em movimento, exercitando-o com frequência.

“A atividade física sistemática deve ser um hábito de todas as pessoas, independentemente da idade, sexo e condição social”.

“O corpo não apresenta bom desempenho quando fica muito tempo em repouso”.

“É imprescindível movimentar mãos, pés, pernas, tronco, pescoço, tudo, enfim”, reforça a profissional, lembrando que o melhor exercício é aquele que a pessoa tem alegria em fazer: pode ser dança, musculação, pilates, entre outros, inclusive caminhada – três vezes por semana já fortalece a musculatura, consequentemente, melhora a mobilidade das articulações, gerando ainda inúmeros benefícios para a saúde como um todo.

A coordenadora da ação educativa, Aparecida Madeiro, da SAR, acrescenta que justamente para reforçar a conscientização acerca da prevenção e cuidados com patologias reumáticas haverá um aulão de dança na orla, domingo, dia 28/9.

“As pessoas terão oportunidade de se exercitarem ao ar livre, em nosso stand, além de receberem cartilhas esclarecedoras das patologias reumáticas, e tirarem dúvidas com os especialistas”.

“Em Alagoas a SAR conta com pouco mais de 30 reumatologistas, e todos estão convidados a se engajarem no evento”.

“É só chegar e dar sua contribuição.”

Serviço

Ação educativa da Sociedade Alagoana de Reumatologia

Orla da Ponta Verde (stand nas imediações do Anamá)

Dia 28/9 a partir das 8h

Esclarecimentos com reumatologistas e aula de dança

Leia também