Homenagem: astrônoma de AL aos 12 anos tem seu nome em asteroide

Nicole Oliveira Semião foi reconhecida aos oito como a mais nova astrônoma do mundo – agora destacou: “honra imensa”
Asteroide recebe nome de “Nicolinha” em homenagem à astrônoma alagoana, palestrante e divulgadora científica: ela integra o seleto grupo de 100 crianças prodígios de 2025, segundo seleção do Global Child Prodigy Awards – esta é a segunda vez que ela conquistou esse destaque; a primeira foi em 2022. (Foto: reprodução / arquivo pessoal)

A astrônoma amadora alagoana, Nicole Oliveira Semião, a Nicolinha, conseguiu um feito incrível aos 12 anos: levou o seu nome para o espaço!

Isto porque o asteroide 292352 (2006 SU218) foi batizado de ‘Nicolinha’ em sua homenagem

O asteroide foi descoberto em 2006 pelo diretor do Instituto de Pesquisa Astronômica (ARI), Robert Holmes Jr, que decidiu fazer a homenagem.

O “Nicolinha” fica localizado entre Marte e Júpiter.

“Sou grata por todas as oportunidades e carinho comigo e com o meu trabalho de divulgadora científica e ciência cidadã!”

“Que eu possa inspirar as crianças, principalmente as meninas a seguirem seus sonhos e se dedicarem para alcançar o que desejam”.

“É uma honra imensa”, disse.

A adolescente, que é uma grande divulgadora da astronomia, recebeu o título de astrônoma e caçadora de asteroides mais jovem do mundo com apenas 8 anos de idade, por revistas internacionais especializadas no assunto.

Nas redes sociais, ela acumula milhares de seguidores e desempenha um trabalho de divulgação astronômica.

Palestrante, divulgadora científica, e uma das 100 crianças prodígios de 2025, segundo seleção do Global Child Prodigy Awards, a alagoana ensina crianças e adolescentes sobre as dimensões espaciais.

Essa é a segunda vez que ela fica entre as 100 crianças prodígios, a primeira foi em 2022.

Lucas Leite — G1 / AL

Leia também