Espécie ameaçada, cachorro-vinagre viaja de avião para “encontrar namorada” em zoo

Viagem foi de Brasília a SP para animal ser encaminhado a programa de conservação
O cachorro-vinagre Rondon, que viajou de avião do zoo de Brasília para o de SP, onde terá uma 'namorada' em programa de conservação e reprodução no Zoológico da capital paulista. (Foto: reprodução/Paula Damasceno/Zoológico de Brasília)

Um passeio de avião, uma casa nova e até uma namorada: a vida do cachorro-vinagre Rondon mudou completamente neste fim de ano, quando ele foi incluído no programa de conservação e reprodução do Zoológico da capital paulista.

Resgatado em junho do ano passado em Rondonópolis, em Mato Grosso, ele havia sido encaminhado para o Zoológico de Brasília numa parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e, nesta terça-feira (12), passou a morar em São Paulo.

Sua espécie está ameaçada de extinção, e o manejo reprodutivo é uma das ações previstas pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação de Canídeos Ameaçados, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) em parceria com a Azab.

Rondon embarcou às 16h05 em um voo da Latam que pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 17h45. O transporte foi feito gratuitamente e evitou um deslocamento terrestre de mais de mil quilômetros entre as duas instituições, o que causaria estresse e cansaço desnecessários ao animal.

Nos próximos dias, Rondon deve passar por um processo de quarentena e adaptação, antes de ser apresentado à sua companheira.

Segundo a Latam, o cachorro-vinagre foi o 59º animal transportado neste ano pelo avião solidário da companhia para auxiliar na conservação de espécies ameaçadas.

Risco de extinção

O cachorro-vinagre está classificado no livro vermelho da fauna brasileira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) com perigo de extinção no Cerrado.

De acordo com David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, “ele é um carnívoro e, por ser um carnívoro muito exclusivista, significa que todos os animais que estão debaixo dessa cadeia de alimentação estão lá também”.

As principais ameaças para o cachorro-vinagre são o desmatamento e a diminuição das principais presas dele, como a cutia, também ameaçada pela perda de habitat.

Especialistas da reserva contam que o cachorro-vinagre é a mais rara dentre outras cinco espécies de cães selvagens encontrados no Brasil – lobo-guará, cachorro-do-mato, raposa-do-campo, graxaim-do-campo e cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas.

Pequenino e sociável são as duas características que mais chamam a atenção do cachorro-vinagre. Ele é o menor entre os canídeos brasileiros, mede entre 57 cm e 75cm de comprimento, possui entre 12 cm e 15 cm de cauda e pode pesar de 5 kg a 8 kg.

G1/SP — São Paulo

Leia também