Mina da Braskem: técnicos do governo do RJ chegam a Alagoas para auxiliar autoridades locais

Equipe do Departamento de Recursos Minerais vai auxiliar Gabinete de Crise do Estado
Integrantes da equipe do órgão regulador do segmento, no governo do RJ, vão passar a semana em Maceió avaliando situação. (Foto: Edvan Ferreira/SECOM/AL)

O presidente do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM), Luiz Cláudio Almeida Magalhães, está em Alagoas, para analisar a situação do possível colapso da mina 18 da Braskem, no Mutange.

O dirigente do órgão regulador de mineração do governo fluminense, que veio acompanhado de equipe técnica do órgão, teve reunião neste domingo (03) à tarde com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro.

A reunião foi no Palácio República dos Palmares, sede do governo de Alagoas

Comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado informa que o governador Paulo Dantas (MDB) agradeceu por telefone ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que enviou a equipe e se colocou à disposição de Alagoas.

“Conversei com o governador Cláudio e ouvi que os estados vão trabalhar juntos para encontrarmos soluções definitivas para a questão do crime da Braskem”, afirmou Paulo Dantas.

A equipe do DRM, formada por geólogos e especialistas em desastres e desmoronamentos, irá passar a semana toda em Maceió, fazendo o levantamento da situação da mina e das possíveis intervenções que podem ser feitas na área. “Estamos aqui para dar apoio ao Estado no que for preciso”, informou o presidente da DRM.

O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel BM Moisés Melo, fez um breve relato sobre os últimos acontecimentos que resultaram no isolamento da área no entorno da mina 18, desde a semana passada.

Uma reunião de trabalho será realizada nesta segunda-feira (4), para que sejam apresentadas todas as informações relativas ao desastre aos técnicos do DRM e para estudar possíveis saídas para evitar o colapso da mina 18.

Também participaram da reunião o chefe da Assessoria Militar do Governo, coronel André Madeiros, e técnicos do IMA.

Fabia Assumpção / Agência Alagoas

Leia também