O presidente do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM), Luiz Cláudio Almeida Magalhães, está em Alagoas, para analisar a situação do possível colapso da mina 18 da Braskem, no Mutange.
O dirigente do órgão regulador de mineração do governo fluminense, que veio acompanhado de equipe técnica do órgão, teve reunião neste domingo (03) à tarde com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro.
A reunião foi no Palácio República dos Palmares, sede do governo de Alagoas
Comunicado divulgado pela Secretaria de Comunicação do Estado informa que o governador Paulo Dantas (MDB) agradeceu por telefone ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), que enviou a equipe e se colocou à disposição de Alagoas.
“Conversei com o governador Cláudio e ouvi que os estados vão trabalhar juntos para encontrarmos soluções definitivas para a questão do crime da Braskem”, afirmou Paulo Dantas.
A equipe do DRM, formada por geólogos e especialistas em desastres e desmoronamentos, irá passar a semana toda em Maceió, fazendo o levantamento da situação da mina e das possíveis intervenções que podem ser feitas na área. “Estamos aqui para dar apoio ao Estado no que for preciso”, informou o presidente da DRM.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Coronel BM Moisés Melo, fez um breve relato sobre os últimos acontecimentos que resultaram no isolamento da área no entorno da mina 18, desde a semana passada.
Uma reunião de trabalho será realizada nesta segunda-feira (4), para que sejam apresentadas todas as informações relativas ao desastre aos técnicos do DRM e para estudar possíveis saídas para evitar o colapso da mina 18.
Também participaram da reunião o chefe da Assessoria Militar do Governo, coronel André Madeiros, e técnicos do IMA.
Fabia Assumpção / Agência Alagoas