Ano Novo Chinês começa nesta quarta — e o significado da serpente, animal do ano na China

O feriado mais importante da China começa nesta quarta-feira (29), quando milhões de pessoas viajam para ver suas famílias
Um dançarino se prepara para uma apresentação de dança do leão na Feira do Templo do Parque Ditan, em Pequim, na China, em 29 de janeiro de 2025, no 1º dia do Ano Novo Lunar da Serpente. (Foto: reprodução / Pedro Pardo / AFP)

O Ano Novo Chinês, feriado mais importante da China, começa nesta quarta-feira (29) com a expectativa de recorde de viagens e celebrações em torno da serpente, o animal do ano da festividade.

Também chamado de Ano Novo Lunar, o feriado, que dura oito dias e costuma ter uma movimentação interna de pessoas recorde no planeta, celebra a cada ano um dos 12 animais do calendário chinês.

Veja, abaixo, os significados do Ano da Serpente, que começou nesta quarta:

Este é o ano da Serpente, animal visto no país asiático como símbolo de sabedoria, mistério e transformação.

A professora Yuan Aiping, diretora da Escola Chinesa Internacional (ECI), no Rio de Janeiro, explica que o Ano da Serpente é marcado por um “significado cultural e simbólico profundo”.

Entre os principais destaques, estão:

Sabedoria e intuição – a serpente é associada à inteligência, ao pensamento estratégico e à forte intuição.

Transformação e renascimento – como a serpente troca de pele, ela simboliza renovação, crescimento e mudanças importantes.

“Por isso, o Ano da Serpente é visto como um período favorável para o autodesenvolvimento e a transformação pessoal”, pondera Yuan.

Agilidade e perspicácia – “As serpentes são ágeis e observadoras, sempre prontas para agir no momento certo”.

“Esse ano pode favorecer a tomada de decisões estratégicas e uma abordagem mais calculada da vida”, comenta.

Fortuna e prosperidade – Em algumas tradições, a serpente é considerada um símbolo de boa sorte e riqueza, especialmente nos negócios e investimentos.

Mistério e charme – A serpente também carrega um certo ar de mistério e sedução, representando uma personalidade carismática e reservada.

Ano Novo Chinês: o feriado, que dura oito dias e costuma ter uma movimentação interna de pessoas recorde no planeta, celebra a cada ano um dos 12 animais do calendário chinês. (Foto: reprodução / Luisa Rivas, Thalita Santos e Bruna Azevedo/ Arte G1)

O calendário do zodíaco chinês pode ser entendido como um ciclo de doze anos representado por doze animais diferentes, necessariamente nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

Fernanda Berlinck

Leia também