O Ano Novo Chinês, feriado mais importante da China, começa nesta quarta-feira (29) com a expectativa de recorde de viagens e celebrações em torno da serpente, o animal do ano da festividade.
Também chamado de Ano Novo Lunar, o feriado, que dura oito dias e costuma ter uma movimentação interna de pessoas recorde no planeta, celebra a cada ano um dos 12 animais do calendário chinês.
Veja, abaixo, os significados do Ano da Serpente, que começou nesta quarta:
Este é o ano da Serpente, animal visto no país asiático como símbolo de sabedoria, mistério e transformação.
A professora Yuan Aiping, diretora da Escola Chinesa Internacional (ECI), no Rio de Janeiro, explica que o Ano da Serpente é marcado por um “significado cultural e simbólico profundo”.
Entre os principais destaques, estão:
Sabedoria e intuição – a serpente é associada à inteligência, ao pensamento estratégico e à forte intuição.
Transformação e renascimento – como a serpente troca de pele, ela simboliza renovação, crescimento e mudanças importantes.
“Por isso, o Ano da Serpente é visto como um período favorável para o autodesenvolvimento e a transformação pessoal”, pondera Yuan.
Agilidade e perspicácia – “As serpentes são ágeis e observadoras, sempre prontas para agir no momento certo”.
“Esse ano pode favorecer a tomada de decisões estratégicas e uma abordagem mais calculada da vida”, comenta.
Fortuna e prosperidade – Em algumas tradições, a serpente é considerada um símbolo de boa sorte e riqueza, especialmente nos negócios e investimentos.
Mistério e charme – A serpente também carrega um certo ar de mistério e sedução, representando uma personalidade carismática e reservada.
O calendário do zodíaco chinês pode ser entendido como um ciclo de doze anos representado por doze animais diferentes, necessariamente nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
Fernanda Berlinck