O secretário Joaldo Cavalcante deixou o comando da comunicação no governo Paulo Dantas.
O blog reproduz abaixo o conteúdo da carta que ele deixou ao chefe do Executivo.
Antes de sair, Joaldo Cavalcante enfrentou dois episódios: o primeiro no final do ano passado, quando buscou manter parte da frota da Secom, cortada para conter gastos na gestão estadual e a mando do secretário de Governo Victor Pereira.
Joaldo foi contra, argumentou que a agenda do governador era exigente e, por isso, os carros precisariam estar à disposição dos trabalhos.
O segundo episódio: a queda da popularidade do governador.
Um aliado conta que a Comunicação “precisa melhorar”.
Compara a gestão JHC.
“Muito mais na frente”, diz.
Joaldo Cavalcante é o mais longevo chefe da comunicação estadual.
Começou na Prefeitura de Maceió, com o prefeito Ronaldo Lessa, logo após Katia Born.
Quando Lessa ganhou para governador, Joaldo assumiu a Secom estadual. Foram oito anos.
Depois, foi para a Assembleia Legislativa. E chamado pelo Governo Paulo Dantas.
É um dos profissionais mais respeitados no meio local.
Veja a carta de Joaldo Cavalcante ao Governador Paulo Dantas
Exmo Senhor
Governador do Estado de Alagoas, PAULO DANTAS,
Inicio externando a Vossa Excelência a minha gratidão pela recondução à Secretaria de Estado da Comunicação, pois já havia assumido o comando da Pasta em 1999, permanecendo no cargo por oito anos.
Eis a razão pela qual costumo dizer que sou, na função, um remanescente do milênio passado.
Se carrego, pelo pioneirismo, o orgulho de ter informatizado a Secom, implantado a Agência Alagoas e criado o Conselho Estadual de Comunicação, agora celebro com a equipe os novos avanços conquistados, decorrentes – ressalte-se – do imprescindível aval de Vossa Excelência.
Refiro-me, por exemplo, à dinamização da produção de conteúdos jornalísticos expedidos para os meios de comunicação.
De 967 matérias em 2021, saltamos para 5472 em 2023, que será superado em 2024.
Há também a criação da Galeria de Imagens Falcon Barros, ao Ciclo Tendências & Soluções e ao tradicional Prêmio Guerreiro da Criação, que consagrou um VT oficial sobre o Dia da Consciência Negra, integralmente produzido pela inteligência publicitária alagoana.
Menciono também a dignificação salarial do jornalista que atua no Poder Executivo, após quinze anos de grave defasagem.
E ainda cito o número considerável de filmes e spots informativos para TVs, rádios e redes sociais, sobre serviços e ações governamentais, além de uma relação democrática, respeitosa e pluralista com os meios de comunicação, um setor da economia em que se estima a absorção de mais de cinco mil pessoas em Alagoas.
Entendo ter implantado uma dinâmica de trabalho muito positiva, a partir de uma equipe de profissionais da comunicação dedicados à difusão da informação de natureza pública.
E aqui destaco a competência, o comprometimento e a lealdade de Wendel Palhares, companheiro de longa jornada.
O amadurecimento de uma equipe eclética me faz assegurar a Vossa Excelência que a Pasta está preparada para seguir em frente, inovando e dinamizando mais a política de comunicação, sem deixar nada a dever diante do que de mais contemporâneo ocorre no universo brasileiro da comunicação pública.
Já contabilizo quase 11 anos como titular da Secom do Estado, o que representa mais de 25% de todo o tempo da Pasta, fundada em 1985.
E ainda há outros quatro anos no comando da Secom da Prefeitura de Maceió, além de 15 anos na Diretoria de Comunicação do Poder Legislativo Estadual, desde a fundação da TV Assembleia.
Aproveito – também por dever de gratidão – para destacar a confiança a mim atribuída pelo Senhor Presidente do Poder Legislativo do Estado, Deputado Marcelo Victor.
A vida nos ensina que é sempre salutar compreender a marcha e considerar como algo natural a inauguração de um novo ciclo.
Percebo, portanto, que chegou a hora de um reposicionamento, de um novo olhar para o exercício profissional.
Ao reiterar meu agradecimento pela confiança depositada, desejo a Vossa Excelência que seja cada vez mais bem sucedido, acumulando vitórias nessa missão de governar e de seguir mudando, para melhor, o destino do nosso Estado, razão pela qual seguirei à disposição para contribuir no que estiver ao meu alcance, pois permaneço cultivando o sentimento de pertencimento a esse projeto de alto significado para a vida dos alagoanos.
Muito obrigado por tudo!
Odilon Rios