HEMOAL celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue nesta segunda-feira (25)

Apresentação musical, de Coco de Roda e entrega do Troféu Amigo do HEMOAL estão entre atividades previstas
Durante esta segunda-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, o HEMOAL vai homenagear os voluntários em suas unidades em Maceió e Arapiraca. (Foto: reprodução / Carla Cleto)

Apresentação musical e de coco de roda, para a unidade de Maceió, e serviço de um café regional e avaliação nutricional, para a unidade Arapiraca, estão entre as atividades previstas pelas autoridades de saúde para esta segunda-feira (25) para o Hemocentro de Alagoas (HEMOAL), o maior banco de sangue público do Estado.

A programação é parte das atividades que comemoram o Dia Nacional do Doador de Sangue que, terá, ainda, nas duas unidades, como ponto culminante a entrega de troféus do Amigo do HEMOAL e de certificados para doadores e demais parceiros, respectivamente, em reconhecimento à contribuição que o ato de amor de suas doações se configura.

Além do sangue, para vítimas de acidentes e pacientes de cirurgias, os hemoderivados (entre os quais o fator de coagulação, para pacientes hemofílicos) fazem com que cada bolsa coletada venha a salva até quatro vidas.

Por isso a doação mais comum desse tecido humano tão importante não pode ser mediada por qualquer vantagem ou mínima compensação financeira (sequer a oferta de brindes associados a quem a fizer), sendo motivada apenas pela intenção de quem faz a doação.

Além disso, existe uma peculiaridade que torna o ato de amor ao próximo ainda mais sublime: como cada doação passa por rigoroso processo de controle de saúde, conforme protocolos adotados mundialmente, e só estará disponível para entrar no atendimento em saúde após pelo menos alguns dias, o sangue doado hoje vai salvar a vida de alguém que o doador certamente jamais conhecerá ou conheceu.

A data foi instituída pelo Decreto Federal 53.988, de 1964.

A data é a oportunidade de homenagear os voluntários que ajudam o HEMOAL a manter estabilizado o estoque de sangue.

Isso porque, a Unidade Maceió atende os pacientes dos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde e a Unidade Arapiraca assiste os que residem nos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde.

“O 25 de novembro é a data mais importante para todos nós que fazemos o HEMOAL”.

“É neste dia que celebramos aqueles que são a razão de o Hemocentro de Alagoas existir”.

“Graças aos nossos doadores, dispomos do sangue para realizar as transfusões nos hospitais e maternidades e, com isso, milhares de vidas são salvas todos os anos”, frisou a diretora do HEMOAL, médica hematologista Verônica Guedes.

A diretora ressalta que homenagear os doadores de sangue nesta segunda-feira (25) é fundamental diante das milhares de vidas que eles salvam anualmente.

Programação

Na Unidade Eldorado do HEMOAL Arapiraca, situada próximo à Escola Alternativa, as comemorações irão iniciar às 8h, com apresentação de musical, café regional para os doadores, entrega de certificados para os parceiros e doadores de sangue, sorteio de brindes e avaliação nutricional realizada por alunos do Curso de Nutrição da Unopar Arapiraca.

“Preparamos um dia repleto de homenagens àqueles que contribuem para o êxito do HEMOAL Arapiraca, que são os nossos doadores voluntários de sangue”.

Esses voluntários merecem todos os nossos aplausos e homenagens todos os dias, mas, especialmente, neste dia 25 de novembro”, frisou a supervisora do HEMOAL Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes.

Já o HEMOAL Maceió irá contar com um lanche especial e sorteio de brindes para os doadores de sangue que comparecerem à Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE).

E na Unidade Via Expressa, que está localizada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e, onde fica a sede administrativa do órgão, as comemorações serão realizadas às 10h, com a apresentação da cantora Mari Costa, do grupo de Coco de Roda “Paixão Nordestina” e a entrega do Troféu Amigo do HEMOAL, destinado a Doadores de Sangue e Parceiros.

As Unidades do HEMOAL em Arapiraca e em Maceió asseguram sangue para os pacientes atendidos nas maternidades e hospitais alagoanos

Critérios para doar sangue

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.

Caso seja menor de 18 anos, é exigido, ainda, que esteja portando um documento de identificação oficial e original com foto, além de estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal.

Com relação aos impeditivos definitivos para doar sangue, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade.

Já no caso dos impedimentos temporários, ficam impedidos por 12 meses as pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou que colocaram piercing.

Os voluntários também ficam impossibilitados de doar sangue, por doze horas, caso tenham ingerido bebida alcoólica e, se não tiverem dormido no mínimo 6 horas na noite anterior.

Caso estejam gripados ou com Covid-19, a doação de sangue é proibida.

Com informações — Josenildo Torres; repórter: Josenildo Törres

Leia também