Ferramenta para localizar celular terá biometria

Função “Encontre Meu Dispositivo” receberá camada de segurança no Android para evitar uso indevido
Atualização visa garantir mais segurança e evitar que terceiros tenham acesso aos ajustes de rastreamento, em especial após casos de furto ou roubo. (Foto: reprodução / Wallace Moté / Canaltech)

O Google vai implementar uma proteção com biometria para abrir o app Encontre Meu Dispositivo.

A futura atualização tem como objetivo garantir mais segurança para evitar que terceiros tenham acesso aos ajustes de rastreamento de dispositivos, especialmente após casos de furto ou roubo.

As novidades foram reveladas pelo desenvolvedor AssembleDebug em parceria com o portal Android Authority nesta semana e descobertas na versão 3.1.173-1 do app.

No entanto, o acesso com biometria ainda está indisponível aos usuários.

A atualização leva à abertura da plataforma a opção para utilizar o leitor de impressões digitais ou um PIN para acessar as informações de localização e ajustes.

Com a mudança, os usuários recebem uma alternativa ao bloqueio atual, que depende da senha da conta do Google para liberar o Encontre Meu Dispositivo.

Além disso, o Google manteve a opção para ignorar o login nos próximos acessos.

Também haverá alterações na interface do aplicativo, dessa vez para torná-lo mais adaptável a tablets com Android.

O Google também implementou outros ajustes de segurança para evitar a alteração de configurações críticas do sistema operacional.

A partir do Android 15, liberado para a linha Google Pixel recentemente, será preciso fazer autenticação para remover o chip de operadora ou desativar o rastreador remoto.

No caso de diversas tentativas sem sucesso para alterar as definições, o dispositivo será bloqueado.

Bruno De Blasi — Canaltech, citando Android Authority

Leia também