IA da Meta começa a chegar ao WhatsApp no Brasil; foi “notada” nesta quarta

Recurso está na versão 2.24.22.4 do Beta do mensageiro para o operacional Android; mas, somente quem aderiu a testes pode acessá-la por enquanto
Demorou, mas chegou: conversas com IA na plataforma podem ser acessadas pela barra de pesquisas, com ícone posicionado no canto direito da tela ou pelo próprio histórico do app, já que as conversas ficam armazenadas como qualquer outro chat. (Foto: reprodução)

O chatbot de IA generativa Meta AI começou a aparecer na versão de testes do WhatsApp nesta semana.

O rival do ChatGPT pode ser acessado diretamente pela lista de conversas do app para responder a perguntas e criar imagens.

O Canaltech (responsável por esta reportagem) notou a presença da ferramenta nesta quarta-feira (16) na versão 2.24.22.4 do Beta do mensageiro para Android.

O Meta AI chegou ao país na semana passada com uma versão para navegadores, mas a empresa havia confirmado que liberaria o recurso gradativamente nos aplicativos de Facebook, Instagram e WhatsApp — por enquanto, não existem relatos da IA nas outras redes sociais.

No caso do WhatsApp, é possível abrir a conversa do Meta AI em três caminhos diferentes: pela barra de pesquisas, com ícone posicionado no canto direito da tela ou pelo próprio histórico do app, já que as conversas ficam armazenadas como qualquer outro chat.

O recurso ainda não está disponível na versão Web do mensageiro.

O aplicativo reforça que o recurso é opcional e que a IA não lê as suas conversas com outras pessoas na plataforma — porém, pode usar os registros com o chatbot para treinar os modelos de inteligência artificial da empresa.

Como usar o Meta AI no WhatsApp

A integração com a IA apareceu na versão Beta do aplicativo, então somente quem participa do programa de testes pode acessá-la por enquanto.

Siga estes passos:

Toque na barra de pesquisa;

Digite a pergunta ou o comando que você deseja fazer para a IA;

Confirme o uso do Meta AI;

Receba as respostas na conversa pelo WhatsApp;

Envie novos comandos de texto.

Os resultados ficam armazenados na janela de conversa com o Meta AI no WhatsApp.

Demorou, mas chegou

O Meta AI foi lançado em países vizinhos em julho deste ano, mas o Brasil ficou de fora desta janela inicial devido a um impasse entre a Big Tech e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) com relação ao uso dos posts de usuários para treinamento de modelos de IA.

A autarquia suspendeu a medida preventiva contra a empresa no final de agosto, o que abriu caminho para a chegada do recurso no país.

Vale destacar que o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, planeja tornar a ferramenta no assistente de IA mais usado no mundo até o final do ano.

André Lourenti Magalhães — Canaltech

Leia também