TRE decide que Anadia terá nova contagem de votos para vereador

Dois eleitos podem perder vaga na Câmara da cidade; recontagem será feita após um erro na informação sobre número de vagas
Câmara de Vereadores de Anadia: nova contagem dos votos para vereador do município foi marcada para 17 de outubro. (Foto: reprodução)

Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi marcada para o dia 17 de outubro uma nova contagem dos votos do 1º turno das eleições para vereador de Anadia.

O procedimento é necessário após erro na contagem de cadeiras.

Por causa desse erro, dois vereadores eleitos esse ano podem perder vaga na Câmara do município.

A decisão do TRE foi assinada nesta sexta (11) e será publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional oficializando a convocação.

“É de se observar que a situação submetida a este juízo se originou de uma informação prestada de forma incorreta por uma autoridade e, efetivamente, ensejou uma situação de natureza peculiar que levou a Justiça Eleitoral a divulgar o resultado da totalização em desacordo com as normas vigentes”, disse o juiz Vinícius Augusto de Souza Araújo em sua decisão.

O erro aconteceu porque a Câmara calculou o número de cadeiras com base no Censo 2010, que indicava uma população de 17.423 em Anadia, quando deveria ser considerado o Censo mais recente, de 2022, que informou uma população de 13.966.

Em julho, a Câmara informou à 48ª Zona Eleitoral que a Casa tem 11 vereadores.

Entretanto, este número está errado e há, na verdade, nove cadeiras disponíveis.

O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra os 11 vereadores que foram eleitos para a Câmara Municipal de Anadia no último domingo (6).

Leia também