Equipes do Hemoal coletam sangue em dois municípios do interior nesta terça

Medidas visam facilitar acesso de doadores voluntários e manter estabilizado o estoque para atender maternidades e hospitais
Coleta itinerante do Hemoal: em Arapiraca, a ação ocorrerá na Praça Marques da Silva, situada no bairro Centro, no horário das 8h às 16h; em Passo do Camaragibe, a iniciativa será realizada na Escola Municipal Mendonça Alves, situada no Centro, das 9h às 16h. (Foto: reprodução / Carla Cleto)

Duas equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) farão coletas externas de sangue em dois municípios nesta terça-feira (1º).

Em Arapiraca, a ação ocorrerá na Praça Marques da Silva, situada no bairro Centro, no horário das 8h às 16h.

Já em Passo do Camaragibe, a iniciativa será realizada na Escola Municipal Mendonça Alves, situada também no bairro Centro, das 9h às 16h.

Através destas ações, o órgão facilita o acesso dos doadores voluntários e mantém estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda das maternidades e hospitais.

Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para o voluntário doar sangue está apresentar peso igual ou superior a 50 quilos e idade na faixa etária dos 16 aos 69 anos.

Paralelamente, o candidato à doação de sangue deve ter boa saúde e apresentar um documento oficial e original com foto quando comparecer ao posto de coleta.

Para doar sangue, o voluntário deve ter boa saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade

“No caso das pessoas que fizeram a ingestão de bebidas alcoólicas antes da doação, o ato fica proibido”.

“E no caso das mulheres, lembramos que elas só não podem doar sangue se estiverem gestantes ou amamentando”, esclareceu o assistente social do Hemoal, Danilo Lima.

Outros impedimentos temporários são a colocação de piercing em qualquer parte do corpo, bem como, o fato de ter feito micropigmentação, maquiagem definitiva e tatuagem.

Nestes casos, o voluntário fica impedido de doar sangue pelo período de 12 meses.

Mulheres podem doar sangue, desde que não estejam grávidas ou amamentando

O MS também estabelece critérios que proíbem definitivamente a doação de sangue.

Caso o voluntário tenha diagnóstico positivo para doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ele fica impedido de praticar o gesto voluntário permanentemente.

Josenildo Torres; repórter: Josenildo Törres

Leia também