Maior produtora de gás natural da Rússia suspende operações após incêndio

Drones ucranianos foram vistos no local, um terminal portuário no Mar Báltico; empresa diz que houve “influência externa”
Bombeiros tentam apagar chamas em terminal portuário russo no Mar Báltico. pertencente à Novatek, a maior produtora de gás natural liquefeito (GNL) da Rússia. (Foto: reprodução / Reuters)

A russa Novatek disse no domingo (21) que as operações em um terminal no Mar Báltico foram suspensas após um incêndio que, segundo a empresa, foi resultado de “influência externa”.

O fogo começou no terminal pertencente à Novatek, a maior produtora de gás natural liquefeito (GNL) da Rússia, disseram autoridades regionais no domingo, em meio a relatos de explosões e avistamentos de drones ucranianos na área.

“De acordo com informações preliminares, o incêndio foi resultado de influência externa”, disse a empresa em um comunicado, sem dar mais detalhes.

“O processo tecnológico na Novatek-Ust-Luga foi interrompido, e uma sede operacional foi estabelecida para eliminar as consequências. A avaliação dos danos será realizada posteriormente”, disse a empresa.

O complexo Ust-Luga, localizado no Golfo da Finlândia, a cerca de 170 km a oeste de São Petersburgo, processa condensado de gás estável em nafta leve e pesada, combustível de aviação, óleo combustível e gasóleo, de acordo com o site da Novatek.

O porto é usado para enviar produtos processados para mercados internacionais.

Reuters

Leia também